Quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 08h35
Da cassiterita ao carbono
Na fábula de Esopo, o dono da galinha que botava ovos de ouro a matou tentando extrair dela a origem da produção de riquezas. Por ganância, perdeu o ganho que ela lhe dava a cada dia. Ao usar mal e porcamente os recursos da biodiversidade, o Brasil asfixia a sua galinha. Com uma destruição disfarçada de “desenvolvimento”, liquida no ninho um rendimento muito superior ao obtido com exploração criminosa.
No passado, vivendo privações e doenças para extrair a borracha que logo passou a valer pouco, os seringueiros pisavam um solo rico em estanho enquanto percorriam os caminhos da floresta em busca de ganhos parcos. Quando houve a descoberta da cassiterita foi possível ver que a terra pode dar muito mais a quem a respeita, estuda e aproveita adequadamente.
Há pouco, o fazendeiro paulista Ricardo Stoppe, que já foi chamado de “doido” por preservar meio milhão de hectares de floresta amazônica, encheu de inveja muitos que asfixiaram sua galinha dos ovos de ouro. Revelou ter ganho muito mais neste ano do que obteria criando e vendendo gado, ao faturar 18 milhões de reais em sua primeira venda de créditos de carbono.
O fazendeiro que matou a galinha dourada poderia recuperar parte do prejuízo sofrido aproveitando melhor os maravilhosos recursos que seu solo possui e ele ignora por desconhecer o verdadeiro potencial daquilo que está sob os pés e à sua volta.
...................................................................
Pactos e acordos
Nos bastidores já se fala de um pacto entre os tucanos e democratas para que Expedito Junior seja candidato ao Senado e Marcos Rogério ao governo nas eleições de 2022. Longe de voduzar a chapa e o trato, mas a história política rondoniense dá conta que poucos políticos cumprem acordos a médio e longo prazo. Mesmo porque, como se encaixaria o prefeito Hildon Chaves neste acordo? Já se sabe que deixará o Prédio do Relógio para disputar uma cadeira ao Senado ou o posto de Marcos Rocha. Mais adiante tucanos e democratas vão ter quer refazer as contas...
Segundo turno
Neste domingo, dia 29, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) volta as urnas travando duelo em segundo turno com a vereadora Cristiane Lopes (PP). O tucano é franco favorito. Mas vamos ver o que a recente intervenção do deputado federal Leo Moraes (Podemos) em favor da vereadora pode modificar um cenário já considerado definido. Nos QGs muita confiança dos tucanos em aumentar a vantagem, do lado de Cristiane em reduzir a diferença e até virar o jogo.
No apogeu
Ouvi de alguns prefeitos eleitos a preocupação de assumir as prefeituras no estado com a pandemia chegando forte numa segunda onda e mais o apogeu do inverno amazônico (chuvas e alagações) no mês de janeiro. O próprio prefeito de Porto Velho Hildon Chaves bem encaminhado para um segundo mandato, já projeta problemas com a queda na arrecadação. Felizmente com Porto Velho e o estado são fortes no agronegócio e com uma pauta de exportações bem-sucedida ainda estamos longe da miséria.
Rio das drogas
O Rio Solimões, no vizinho estado do Amazonas está se consagrando como o grande rio das drogas na Amazônia. Assim como é a BR 364 que corta o Acre e Rondônia em mais de 1.200 quilômetros, a rodovia do pó. Através do Solimões os traficantes da Colômbia e do Peru transportam suas cargas de cocaína para posterior remessa para os principais centros consumidores do Brasil e da Europa. Parte das cargas passa por Rondônia pela Rodovia Marechal Rondon. É coisa de louco!
Faltando telhas
Durante a semana foi difícil encontrar telhas de fibrocimento nas casas de construção em Porto Velho. É temporada de chuvas e neste período o movimento aumenta. Também ocorreram problemas nas industrias com o recuo da produção em vista das projeções negativas efetuadas com a pandemia e que agora se mostram equivocadas. Acreditava-se que as vendas do produto poderiam encalhar com o coronavirus tomando conta, mas o mercado segue aquecido.
Via Direta
*** O PDT entrou firme no segundo turno apoiando a candidatura do prefeito Hildon Chaves a reeleição *** O Movimento Negro, a juventude socialista, e o Diretório feminino, órgãos pedetistas, estão nas ruas pedindo votos para o representante tucano *** Os maus perdedores de Porto Velho seguem reclamando dos resultados das urnas e duvidando da contagem do TRE na eleição 2020 *** É uma forma de justificar a peia que levaram no pleito. Que peguem trouxas de roupas para lavar, arrumem o que fazer *** Trocando de saco para mala: fica a impressão que o crime compensa em Rondônia pois todos os prefeitos flagrados na recente operação da Polícia Federal estão soltos para cumprir suas penas em casa *** A medida pode estimular que outros apliquem seus golpes apostando na impunidade.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri