Quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 08h20
A mais cínica orientação do “pensamento mágico” é que deixar de ler jornais ou de acompanhar o noticiário por si só melhora o mundo porque, dizem, na física quântica só existe aquilo em que você presta atenção... Alheios às falsas ciências, as pessoas que realmente melhoram o mundo, que mais resolvem problemas e enriquecem, são as que mais se informam.
Claro que a informação precisa ser qualificada, vinda de profissionais e empresas provadas pela exatidão do que entregam. Redes sociais são manipuladas por donos de robôs que os põem aos milhares para impor falsas informações via repetição. Mensagem recebida com o carimbo “encaminhada” já traz em si a suspeita de que não tenha qualidade, sendo material amador ou falsa informação multiplicada pela via robótica.
Há pouco, no Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), o Grupo de Trabalho de Combate à Desinformação na Amazônia divulgou um relatório expondo os mecanismos da desinformação sobre a floresta. É paradoxal que a exclusão digital seja um dos maiores problemas da juventude amazônica e os incluídos digitalmente sejam bombardeados por agressivas fake news. Como não há robôs multiplicando as boas informações, acessível só a quem as compra de canais confiáveis, mesmo a inclusão digital, mal usada, será faca de dois gumes. Critério na escolha de fontes é a arte que separa a incapacidade da eficiência.
...............................................................................................
A desistência
Mesmo com a desistência de Claudia Moura (MDB-Ariquemes) em disputar a cadeira ao Senado, já que seu partido firmou aliança com o União Brasil apoiando Mariana Carvalho ao Senado, a eleição deste segmento ficou bem regionalizada. Temos Jaime Bagatolli (PL) Por Vilhena e Cone Sul, Jaqueline Cassol (PP) e Expedito Junior (PSD) por Rolim de Moura e Zona da Mata, senador Acir Gurgacz por Ji-Paraná e na capital rondoniense a candidatura da deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas). Uma peleja renhida que exige dos candidatos ganhar bem em casa, no seu reduto e beliscar alguma coisa nas bases dos adversários.
Tem predomínio
Nesta batalha ao Senado, é natural o predomínio de Jaqueline Cassol, Expedito Junior e Jaime Bagatolli nas regiões do Café, polarizada por Cacoal, na Zona da Mata (cujo polo é Rolim de Moura) e no Cone Sul rondoniense, cuja microrregião é polarizada por Vilhena. Também se acredita na supremacia do senador Acir Gurgacz (PDT) em Ji-Paraná e na região central e alguma coisa da bacia leiteira. Por último, temos uma abelha rainha em Porto Velho, que é Mariana Carvalho, armada até os dentes. Vai daí, que concluo que é em Ariquemes e o Vale do Jamari os palcos decisivos nesta batalha ao Senado. A conferir.
Censo 2022
O IBGE de Rondônia tem enfrentado dificuldades no recenseamento 2022 em Porto Velho. A coisa vai desde assaltos de equipamento dos recenseadores até fake News dando conta que este trabalho é realizado para causar problemas ao presidente Jair Bolsonaro. Por conta destes problemas faço um apelo à população para que receba bem os profissionais do censo já que se trata de um trabalho fundamental para que os organismos governamentais destinem recursos para as áreas importantes, como saúde, educação, creches e tantos outros equipamentos urbanos.
Mais apoio
Se em bairros mais ou menos centrais, os recenseadores da capital estão enfrentando estas dificuldades imagino a situação de quem for trabalhar no Complexo Orgulho do Madeira, repleto de assaltantes, traficantes, arrombadores e lideranças do crime organizado onde até os policiais tem medo de entrar? Para dar cabo deste trabalho o IBGE rondoniense precisa de mais apoio da prefeitura de Porto Velho e do governo do estado no sentido de dar sustentação a coleta de dados. Decorrente desta atividade teremos o rateio dos recursos do FPM que sempre atribui a capital a fatia do leão.
Uma explosão
Pelos primeiros dados coletados pelo IBGE em Porto Velho já se constata que a população dos bairros centrais envelheceu muito, casos do Olaria, São Cristóvão, Areal, Liberdade, Pedrinhas e tantos outros. Neste centro antigo a cidade deixa de pulsar já nas sexta-feira à tarde, enquanto nos centros comerciais da Zona Leste e da Zona Sul o movimento nas ruas e avenidas é intenso inclusive aos sábados e domingos. Quanto aos distritos de Porto Velho, já se sabia e o instituto deve confirmar a explosão demográfica de União Bandeirantes com sua rica bacia leiteira.
Via Direta
*** No início da campanha 2022 vão confirmando favoritismo o para a reeleição à Câmara dos Deputados Silvia Cristina (PL-Ji-Paraná) e Expedito Neto (PSD-Rolim de Moura) *** Já, Lucio Mosquini (Ouro Preto do Oeste terá uma batalha suada com Thiago Flores (Ariquemes) na sua aliança *** Na Assembleia Legislativa finalmente Jesuíno Boabaid assume o cargo na vaga do cassado Geraldo da Rondônia e já vem quente e fervendo para a reeleição *** É nesta casa de leis onde se projeta a maior renovação dos seus quadros de toda história da política rondoniense. Muitos parlamentares mais sujos do que poleiro e omissos na fiscalização do Poder Executivo *** A peleja 2022 abre com ataques e fake news centrados em Ivo Cassol, onde nada tem colado até agora.
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu
O corpo de secretários do prefeito Leo Moraes não é eminentemente técnico como foi anunciado
Amazônia giganteAquilo que não é descoberto nem mostrado é como se fosse invisível. Até se identificar a maior árvore da América Latina e a quarta
Muitos petistas prestigiando a posse do novo prefeito em busca de alguma boquinha
Valor amazônico A atriz libanesa Wafa’a Celine Halawi, ao final das filmagens de “Retrato de um Certo Oriente”, obra do cineasta Marcelo Gomes, dec
A nova rodoviária de Porto Velho é mais um cartão postal de Porto Velho
Conceito vencedorÀ medida que se ampliam os estudos sobre a realidade amazônica novos conceitos passam a ser levados em consideração pelos cientist