Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 - 07h21
O samba tomou conta da Academia. Na noite de sábado, ao encerramento da solenidade de posse dos cinco novos membros da Academia de Letras de Rondônia, o grupo musical “Fina Flor do Samba” foi aplaudido de pé por mais de 150 pessoas que lotavam o auditório do Sinduscon.
Durante as apresentações das músicas, cinco no total, o público várias vezes aplaudiu as composições, todas elas voltadas para, “um passeio na nossa história que precisa ser melhor conhecida”, frisou a acadêmica Yeda Pinheiro Bozacov..
A programação musical fazia parte da cerimônia e o “Fina Flor do Samba”, contando com Ernesto Melo (voz), Ênio Melo (violão), Bazinho (tan-tan), Beto Ramos (tamborim) e Sérgio Ramos (ganzá), apresentou cinco peças: “Triângulo”, de Manga-Rosa; “Exaltação ao Triângulo”, “Porto Velho do Guaporé”, todas compostas por Ernesto Melo, e uma adaptação ao samba do hino Céus de Rondônia.
“Não há quem não tenha ficado emocionado”, resumiu o acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca. Para o ex-reitor da Unir Euro Tourinho Filho, “é importante trazer o trabalho desses grupos para outras platéias”. O empresário Estênio das Chagas disse que já conhece o trabalho do “Fina Flor do Samba”, “mas ouvir o grupo numa solenidade como essa é muito diferente e valoriza muito mais o que eles fazem”.
Já o gerente de Cultura da Secel, professor Luiz Gouveia, depois de elogiar a Academia pelo convite ao grupo, lembrou a importância de se contar a história local através da música, como fazem as letras das composições. A funcionária pública Maria Fátima Souza destacou “não apenas as composições mas, também, a interpretação do Ernesto Melo que transmite a viagem da história através dos gestos”.
O “Fina Flor do Samba” se apresenta todas as sextas-feiras à noite em frente ao Mercado Cultural, com participação de vários outros músicos e cantores locais.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan