Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 - 17h51
Será neste sábado, 20, na Câmara Municipal de Guajará-Mirim o lançamento dos livros "Três xerifes da Fronteira" e "Crônicas Guajaramirenses - Prosa que desemboca em Humor", a partir das 19h30, ambos de autoria do acadêmico e memorialista Paulo Cordeiro Saldanha.
O autor vai também fazer o lançamento dos dois livros no dia 3 de março, em Porto Velho no Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Paulo Saldanha é membro da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, onde ocupa a cadeira de número 35, que tem como patrono o médico, etnólogo e fundador da própria entidade Ary Tupinambá Pena Pinheiro. Saldanha também é membro fundador da Academia Guajaramirense de Letras, atuando na área hoteleira e sendo colunista do site gentedeopiniao.com.br e do jornal Alto Madeira.
"Crônicas Guajaramirenses" é prefaciado pela professora e acadêmica da ACLER Sandra Castiel que resume: “Cronista da vida na mata, da vida no entorno dos caudalosos rios regionais, Paulo Saldanha apresenta crônicas com múltiplos aspectos: sejam históricas, dissertativas ou humorísticas, todas, contudo, são perpassadas por uma natureza poética, natureza esta que brota do sentimento, da subjetividade do autor”.
Em "Três Xerifes da Fronteira" o autor cita o trabalho de cidadãos que, mesmo na distante região limítrofe com a Bolívia, deram exemplos de ação contínua em defesa da ordem e da cidadania. No livro Saldanha dá uma visão real na narrativa de quem vive e conhece aquele local".
Além dos dois que serão apresentados neste sábado à comunidade literária de Guajará-Mirim, Paulo Saldanha também é autor de outros livros: O Alferes e o Coronel, O Oráculo da Candelária, Esperança – 50 Anos Depois, Crônicas Guajaramirenses – Prosa que Desemboca em Saudade e A Regenerada Comborça.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan