Domingo, 21 de fevereiro de 2010 - 11h57
|
Com o auditório do Sinduscon inteiramente lotado, na noite de sábado, 20, a Academia de Letras de Rondônia (ACLER) deu posse a cinco novos membros, cujos ingressos foram aprovados anteriormente pela entidade. Na mesa diretora ficaram o presidente da ACLER Lúcio Albuquerque; o secretário-geral Pedro Albino; a presidente da Academia Rondoniense dos Poetas, Angélica Cardoso; o membro da Academia Cacoalense de Letras, Paulo Moraes e o jornalista Euro Tourinho, decano da Imprensa rondoniense.
Na ocasião tomaram posse os novos acadêmicos: o poeta e jornalista Adaídes Batista dos Santos, a poetisa e defensora pública Arlene Pinheiro Gorayeb, o historiador e funcionário público Gerino Alves da Silva Filho, o contista e advogado Paulo Cordeiro Saldanha e o romancista e professor William Haverly Martins.
Os novos membros foram conduzidos pelos acadêmicos e respectivos padrinhos: Heinz Jakobi, Abnael Machado, Dante Ribeiro, Yeda Pinheiro Borzacov e Antonio Serafim da Silva. A seguir foi lido o juramento pelo acadêmico Antonio Cândido da Silva.
Em nome da ACLER, saudou os novos membros o acadêmico Gesson Álvares Magalhães, que lembrou inicialmente os patronos de cada um dos que tomavam posse, destacando a seguir o trabalho literário dos novos imortais.
Ele citou a responsabilidade de cada membro da ACLER, e concluiu: “Só me resta dar as boas vindas aos novos acadêmicos, desejando que eles somem conosco para o sucesso cada vez maior desta Academia.”
Pelos cinco empossados, falou a acadêmica Arlene Pinheiro Gorayeb, que fez uma explanação sobre o uso do termo “imortal” para identificar os membros da Academia, citando que isso representa a imortalidade da obra literária.
A oradora fez questão de lembrar a importância do bom uso do título acadêmico, citando a responsabilidade social que a ACLER tem e que isso deve ser considerado pelos membros da entidade.
Ao final da solenidade o grupo “Fina flor do Samba”, à frente o poeta e músico Ernesto Melo, apresentou cinco peças de seu repertório, sendo aplaudido de pé pelos presentes.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan