Quarta-feira, 9 de setembro de 2015 - 13h08
A criação do Território Federal do Guaporé, a 13 de setembro de 1943, completando 72 anos neste domingo, será lembrada com duas palestras, na segunda-feira, 14, na Biblioteca Francisco Meirelles, a partir das 15h30, pela Academia de Letras de Rondônia.
"Com esse evento estaremos lembrando de um dos grandes fatos históricos e políticos do hoje Estado de Rondônia, debatendo não só a criação mas, principalmente, os efeitos gerados a partir daquela decisão do presidente Getúlio Vargas", disse o acadêmico Antonio Serafim da Silva, presidente da ACLER.
O presidente Serafim ainda informou que os interessados em participar devem se inscrever através do email aclerencontrodeescritores@gmail.com.
Serão duas palestras. A primeira, a ser feita pelo acadêmico e professor de História Dante Ribeiro da Fonseca, membro da ACLER, terá como tema "O Território Federal de 1944 a 1960", abordando o período inicial, as disputas políticas do período, núcleos habitacionais, a economia da época, a Madeira-Mamoré.
Já a segunda palestra, a cargo do professor Alekis Palitot, terá como tema "O Território Federal da abertura da BR ao Estado", sobre o que mudou na nova conjuntura, o Incra, o 5º BEC, o Projeto Fundiário Rondônia, os novos municípios, a mudança econômica, o Estado.
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan