Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016 - 23h35
Parte dos acadêmicos presentes à posse da nova diretoria da ACLER
A diretoria da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, para o biênio 2016/2017 tomou posse na noite de quinta-feira em solenidade no auditório do Conselho Regional de Medicina e em seu discurso o novo presidente, acadêmico Lúcio Albuquerque, destacou o compromisso da Academia com as Letras e a Cultura, ressaltando a responsabilidade social que a entidade detém.
No início da sessão, substituindo o presidente Antonio Serafim da Silva, que se encontra doente, coube a direção da mesa ao acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca que a seguir passou a direção dos trabalhos ao novo presidente.
O acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca lembrou a trajetória da Academia nesses quase 30 anos de atividades contínuas e a expectativa de que novos horizontes sejam abertos na gestão que se iniciou.
Em nome de todos os membros da ACLER o acadêmico Abnael Machado de Lima, um dos fundadores da entidade, fez um retrospecto da caminhada desde a fundação em 1986, citando "que sempre o nosso horizonte foi a formação de um grupo com conhecimento intelectual de nosso Estado e, como entidade, contribuir, naquilo que lhe for inerente com a cultura, a história e as Letras rondonienses".
O decano da Imprensa de Rondônia, jornalista Euro Tourinho, membro da ACLER esteve na posse
Ele também destacou que além dos membros efetivos a ACLER tem vários membros correspondentes, no Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, na Bolívia e em Portugal, "o que demonstra a amplitude do conhecimento que dispomos chegando a outras regiões, no Brasil e fora do país".
Presente à cerimônia, o deputado estadual Ribamar Araújo se disse honrado em participar, lembrando que entidades como a ACLER podem somar muito para o desenvolvimento do Estado, em suas respectivas áreas de atividades.
Ao encerrar o presidente Lúcio Albuquerque cobrou dos entes públicos uma ação mais forte em defesa da ampliação do conhecimento sobre o próprio Estado. "Temos necessidade de trocar experiências com aqueles segmentos que, pela distância e pela falta de incentivo público, muitas vezes desconhecem o que é feito longe de seu meio, mas dentro de Rondônia"O presidente lembrou que a ACLER está disponível para contribuir com um projeto desse nível, mas deixou claro que "isso não pode ser feito em ações isoladas e que a responsabilidade maior compete aos entes públicos, e que isso não pode acontecer apenas em ações isoladas feitas apenas para cumprir exigências estatísticas"
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan