Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

BIENAL: AUTORES E PÚBLICO ELOGIAM APOIO DO GOVERNO


BIENAL: AUTORES E PÚBLICO ELOGIAM APOIO DO GOVERNO - Gente de Opinião

A participação de Rondônia durante a XVI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO, recentemente, “representou um grande momento para todos nós, que contamos, através das mais diversas formas de literatura o que é nossa gente e nosso Estado, talvez o maior momento que a Academia de Letras já alcançou nesses 27 anos de vida, e para tal foi fundamental a compreensão do governador Confúcio Moura no apoio dado a que pudéssemos mostrar, de forma positiva a nossa terra”, disse o secretário-geral da ACLER poeta e acadêmico Pedro Albino.

 O professor Jorge Pedro Gomes, morador de São Gonçalo e que foi à Bienal, disse, ao visitar o stand de Rondônia que “é muito importante conhecermos o que vem sendo escrito em regiões tão distantes, e o apoio do Governo do Estado pode incentivar outros, inclusive prefeituras, a também permitirem a seus literatos virem para novos eventos”.

“Tive a satisfação de participar da Bienal, até fazendo o lançamento do livro Trem Vivo, escrito em co-autoria com os acadêmicos Yêda Borzacov e Viriato Moura. Considero ter sido um evento muito importante para a ACLER, a literatura rondoniense e entendo a parceria do Governo do Estado representar um fato da mais alta importância para a divulgação de Rondônia”, afirmou o acadêmico Samuel Castiel.

“Visitar a Bienal é importante porque nos permite conhecer o melhor da literatura, e fiquei surpreso e satisfeito em saber que o governador Confúcio Moura deu apoio para que o Estado tivesse um stand aqui. Morei um ano em Rondônia e foi muito bom verificar a quantidade e a sua boa produção literária”, afirmou Pedro Cavalcante Souza, morador de Niterói.

A escritora Luiza Marilac, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ji-Paraná e Membro da Academia de Letras de Ji-Paraná, que esteve participando do stand de Rondônia, considera que o fato de o Governo do Estado ter-se empenhado para que nossos autores pudessem participar da XVI Bienal Internacional "representa um avanço considerável no sentido não apenas de incentivar a produção literária local, mas, acima de tudo, permitir uma faceta positiva de Rondônia num evento de tão grande importância, fato que gerou elogios de várias pessoas durante o evento".

Já o presidente da ACLER, acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca, lembrou o apoio do governador Confúcio Moura e o esforço de servidores da SEPLAN para que o sucesso da participação rondoniense superasse todas as expectativas. “Desde o primeiro momento em que procuramos o Governo do Estado houve uma adesão total à parceria proposta, razão pela qual não há como esquecer esse apoio, o que se refletiu na enorme visitação ao stand rondoniense e elogios à qualidade dos livros disponibilizados”.

Fonte: Lúcio Albuquerque

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)