Sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 19h11
A Câmara Municipal de Porto Velho realizou na última quinta-feira (13.06) uma sessão solene comemorativa aos 27 anos de aniversário de fundação da Academia Rondoniense de Letras (ACLER). A sessão, proposta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Alan Queiroz (PSDB) reuniu os grandes historiadores do Estado e membros ilustres da academia.
Durante a sessão foi entregue a medalha da Ordem do Mérito Acadêmico e Diplomas de Mérito Correspondente a vários representantes da cultura e da educação de atuação destacada foi lançada uma obra composta pelos acadêmicos da Academia de Letras de Rondônia como um tributo à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Em suas considerações, o presidente da Acler, historiador Dante Ribeiro da Fonseca falou sobre os 27 anos da Academia e da necessidade da construção de uma sede própria, pois trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, apesar do extenso e exaustivo trabalho dedicado à cultura e sociedade rondoniense ao longo de quase três décadas.
O presidente Alan Queiroz disse que a Câmara Municipal aceitaria com orgulho celebrar uma parceria importante com a Acler, ressaltando o projeto de sua autoria que pretende reformar o antigo prédio do Legislativo Municipal da capital e transformá-lo em um museu. “Como se trata de uma coisa pública, podemos estudar a cessão de um grande espaço para o funcionamento da Acler dentro do prédio que será restaurado”, comentou Alan, que foi muito aplaudido.
O vereador Everaldo Fogaça (PTB) elogiou todos os membros da Acler pela contribuição de “resgatar o passado, e escrever a História para que as gerações futuras valorizem o Estado que tão bem acolheu gente vinda de todas as partes do Estado e do mundo”, referindo-se à Madeira-Mamoré.
“A História do Estado tão bem contada por vocês possui momentos marcantes que devem ser sempre lembrados. Nossa cultura sofreu influências de vários povos e toda essa História seria esquecida se não fosse pelo trabalho abnegado destas pessoas”, concluiu Fogaça.
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan