Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Câmara homenageia os 27 anos da ACLER


A Câmara Municipal de Porto Velho realizou na última quinta-feira (13.06) uma sessão solene comemorativa aos 27 anos de aniversário de fundação da Academia Rondoniense de Letras (ACLER). A sessão, proposta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Alan Queiroz (PSDB) reuniu os grandes historiadores do Estado e membros ilustres da academia.

Durante a sessão foi entregue a medalha da Ordem do Mérito Acadêmico e Diplomas de Mérito Correspondente a vários representantes da cultura e da educação de atuação destacada foi lançada uma obra composta pelos acadêmicos da Academia de Letras de Rondônia como um tributo à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Em suas considerações, o presidente da Acler, historiador Dante Ribeiro da Fonseca falou sobre os 27 anos da Academia e da necessidade da construção de uma sede própria, pois trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, apesar do extenso e exaustivo trabalho dedicado à cultura e sociedade rondoniense ao longo de quase três décadas.

O presidente Alan Queiroz disse que a Câmara Municipal aceitaria com orgulho celebrar uma parceria importante com a Acler, ressaltando o projeto de sua autoria que pretende reformar o antigo prédio do Legislativo Municipal da capital e transformá-lo em um museu.  “Como se trata de uma coisa pública, podemos estudar a cessão de um grande espaço para o funcionamento da Acler dentro do prédio que será restaurado”, comentou Alan, que foi muito aplaudido.

O vereador Everaldo Fogaça (PTB) elogiou todos os membros da Acler pela contribuição de “resgatar o passado, e escrever a História para que as gerações futuras valorizem o Estado que tão bem acolheu gente vinda de todas as partes do Estado e do mundo”, referindo-se à Madeira-Mamoré.

“A História do Estado tão bem contada por vocês possui momentos marcantes que devem ser sempre lembrados. Nossa cultura sofreu influências de vários povos e toda essa História seria esquecida se não fosse pelo trabalho abnegado destas pessoas”, concluiu Fogaça.

 Fonte: Everaldo Fogaça
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)