Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Direito Autoral foi tema do Encontro de Escritores


   

A palestra sobre "O direito autoral e a proteção aos autores em meios impressos e eletrônicos e na produção artística”, que encerrou o 2º Encontro de Escritores, dia 5 passado, em Ji-Paraná, foi o tema que provocou a maior parte dos debates durante o evento promovido pela Academia de Letras Jiparanaense com apoio da Academia de Letras de Rondônia - ACLER. 

Na palestra, proferida pelo juiz de Direito Oscar Francisco Alves Jr., da 3ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná, ele destacou os aspectos técnicos ligados à questão, enfatizando pontos da legislação vigente, chamando a atenção para a necessidade do aprimoramento das regras que tratam do assunto. 

Dentre os aspectos destacados pelo palestrante, ele lembrou que a lei estabelece a diferença entre direito patrimonial e moral e que, mesmo quando já passado o prazo estabelecido para a posse do direito patrimonial, continua o direito moral sobre a obra. 

O juiz Oscar Francisco Alves Jr. lembrou aos participantes a importância do registro da obra junto aos órgãos que tratam da questão, citando que apesar de ser um assunto burocrático, precisa ser considerado pelo autor.
 
A palestra do juiz jiparanaense foi elogiada pelos participants. "Essa discussão deve ter continuidade por todo o Estado, porque a questão do direito autoral é complexa e deve ser melhor conhecida pelos produtores culturais", disse o jornalsita João Vilhena, da ACLEJIPA, enquanto o jornalista Roberto Gutierrez, membro daquela Academia, propos que a ACLER amplie o debate sobre o assunto. 

Ao final da apresentação o vice-prsidnete da ACLER Dante Fonseca convidou os participantes a estarem preentes no próximo dia 12, sábado, em Guajará-Mirim, quando será instalada a Academia de Letras daquele município.

Fonte: Lúcio Albuquerque
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)