Terça-feira, 27 de março de 2012 - 06h33
O pedagogo e jornalista Simon Oliveira dos Santos, a contista e poetisa Maria Vera Lucia da Silva Freitas, o advogado e historiador Hugo Evangelista da Silva e a professora e escritora Leide Alves Ponte, emocionaram mais de 100 pessoas presentes a sua posse, na sexta-feira (23), em sessão solene no auditório da Câmara Municipal, como membros da Academia Guajaramirense de Letras.
Além dos convidados e de membros da AGL, à frente o presidente Paulo Saldanha que dirigiu a solenidade, participaram do evento o vice prefeito de Guajará-Mirim Hilter Videira, o dirigente da Sociedad de Escritores de Bolívia José Luiz Durán, o representante da alcaldia de Guayaramerin e o representante da Academia de Letras de Rondônia Lúcio Albuquerque, ficando o show musical a cargo do grupo liderado pelo acadêmico Tanhous Melhem.
O juramento dos novos acadêmicos foi conduzido pelo vice-presidente da AGL, poeta Jorge Monteiro, momento solene em que cada um dos novos imortais confirma seus compromissos com a Academia perante os presentes à sessão e em seguida cada um dos quatro falou sobre sua produção literária.
O primeiro deles, Hugo Evangelista, destacou a figura de seu pai como incentivador, apesar de todas as dificuldades sempre conseguiu os meios para que ele pudesse estudar. A poetisa Maria Vera Lúcia homenageou o marido, citando que sem seu apoio dificilmente ela poderia dedicar-se à literatura. A escritora Leide Alves Ponte citou que sua base literária tem sido seu berço, as barrancas do Rio Guaporé, e o jornalista Simon lembrou das pessoas que marcaram a sua trajetória de leitor e escritor, citando sua irmã Luíza, seus pais, a professora Maria Laurinda Groff, entre outros, destacou também a alegria por ser o primeiro natural de Nova Mamoré a tomar assento numa Academia.
Em nome da AGL o poeta e acadêmico Dúlcio Mendes lembrou o compromisso que os membros de uma Academia têm para com a instituição e também para a sociedade. Ele fez um relato do trabalho literário de cada um dos novos empossados.
O representante da ACLER, Lúcio Albuquerque, enfatizou a necessidade que os acadêmicos e suas instituições entendam não formarem uma elite intelectual. Disse que são todos parte da sociedade e lembrou ainda que a palavra compromisso para com a AGL deve ser uma prática comum a todos os seus membros.
O vice-prefeito guajaramirense Hilter Videira fez questão de lembrar que todas as atividades culturais terão sempre o apoio da atual administração municipal e destacou ainda que ele próprio faz questão de estar presente a esses eventos “que nos ajudam a entender melhor a comunidade e seus anseios”.
No encerramento o presidente Paulo Saldanha agradeceu o trabalho da secretária da AGL Tereza Chamma pelo esforço em realizar a cerimônia, e disse que a Academia Guajaramirense sempre estará disposta a se empenhar pela história e pelos valores literários e sociais de Guajará-Mirim e região.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan