Sábado, 6 de março de 2010 - 22h02
ACONTECE
No próximo final de semana, dias 12 e 13, em Guajará-Mirim, o III Encontro de Escritores de Rondônia, realização da ACLER conjuntamente com a Academia Guajaramirense de Letras. A primeira edição foi em Porto Velho, em julho, e a segunda em Ji-Paraná, em setembro, ambas em 2009.
APOIO
O Encontro está contando com o apoio da Câmara Municipal de Guajará-Mirim e de Refrigerantes Dydyo. Para inscrições ou informações, os interessados devem fazer contato com Paulo Saldanha (pguajara@yahoo.com.br); professora Cristina (cristina@unir.br) e Júlio Yriarte (yriarte@hotmail.com).
MEDALHA
A ACLER já definiu os modelos da medalha e do boton para uso dos acadêmicos. A previsão é que os dois sejam entregues aos acadêmicos e às famílias dos falecidos, dia 10 de junho, quando a entidade completará 24 anos de fundação.
ARY PINHEIRO
Fundador da ACLER, e patrono de uma de suas cadeiras, o médico e antropólogo Ary tupinambá Pena Pinheiro, se vivo, completaria 100 anos dia 13 de setembro. A Academia, conjuntamente com o Instituto Histórico e Geográfico, realizará um evento na data – em que foi criado o Território federal do Guaporé, em 1943.
FEIRA
Adiada para o segundo semestre a I Feira de Livros de Autores Rondonienses. A decisão foi tomada na última reunião da ACLER e o evento fará parte dos festejos do Ano da Bodas de Prata da Academia, programação que se inicia dia 10 de junho.
SUCESSO
Está alcançando sucesso o novo livro do escritor ji-paranaense João Gomes Moreira, desta vez uma coletânea de contos diversos. O lançamento aconteceu dia 25, com participação de grande público.
MOÇÃO
A Academia de Letras de Rondônia aprovou na última reunião, uma Moção de Aplausos ao poeta e músico Ernesto Melo, pelo trabalho desenvolvido a favor da cultura e da história porto-velhense. A entrega da Moção aconteceu nesta sexta-feira, em frente ao Mercado Cultura, onde o Ernesto Melo comanda o show todas as sextas-feiras, à frente do grupo Fina Flor do Samba.
CACOAL
O acadêmico João Lopes, autor de vários livros, dentre eles o que conta a história da criação do (atual) município de Rolim de Moura, deve ser o novo presidente da Academia de Letras de Cacoal. A eleição (aclamação) será dia 27, conforme a atual presidente Maria Lindomar.
IV ENCONTRO
Aliás, se depender da Academia de Cacoal, o próximo Encontro de Escritores, no segundo semestre, será realizado na “Capital do Café”. A proposta deverá ser encaminhada ainda neste mês de março à ACLER. No último final de semana o presidente da ACLER, Lúcio Albuquerque, reuniu com a entidade cacoalense.
ESTATUTO
Já se encontra com o presidente da ACLER o projeto de reforma do estatuto da entidade. Segundo o acadêmico Antonio Serafim, membro da comissão encarregada, o documento está enxuto, caindo de quase 65 artigos para apenas 22. A matéria deverá ser votada em definitivo na próxima ordinária da ACLER, dia 26 deste mês.
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan