Sábado, 9 de janeiro de 2010 - 17h03
HISTÓRIA
A ACLER foi criada no dia 10 de junho de 1986, em reunião na Biblioteca “José Pontes Pinto”, sendo seus sócios-fundadores os acadêmicos Ary Tupinambá Pena Pinheiro, José Valdir Pereira, Amizael Gomes da Silva, Bolívar Marcelino, Edson Jorge Badra, Emmanuel Pontes Pinto, Esron Penha de Menezes, Eunice Bueno da Silva e Souza, Gesson Álvares de Magalhães, Hélio Fonseca, Matias Alves Mendes, Paulo Nunes Leal, Abnael Machado de Lima, Raymundo Nonato de Castro e Vitor Hugo. A Academia de Letras de Rondônia – ACLER é uma entidade cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada. Seu primeiro presidente foi o acadêmico Hélio Fonseca.
A ACLER é composta de 40 sócios titulares, sócios correspondentes (brasileiros ou estrangeiros), residentes no país ou no exterior, sócios beneméritos e sócios honorários. As vagas são preenchidas de acordo com critérios previstos no Estatuto. O quadro de Patronos é composto de escritores já falecidos, de reconhecido conceito e valor literário, com sua vida ou obra apresentando algum vínculo com o Estado de Rondônia.
DIRETORIA
Para o biênio 2010/2011, tomou posse a diretoria da ACLER, composta pelos acadêmicos: Presidente – Lúcio Albuquerque; 1º vice – Dante Fonseca; 2º Vice – Antonio Serafim; Secretário – Pedro Albino; 1ª secretária – Eunice Bueno. Conselho Fiscal, acadêmicos: Efetivos - Abnael Machado de Lima, Yedda Borzacov e Matias Mendes; Suplentes - Samuel Castiel, Viriato Moura e Raimundo Neves.
ENCONTRO
A ACLER deverá realizar em março, com apoio da Academia Guajaramirense de Letras, o 3º Encontro de Escritores, na cidade de Guajará-Mirim,. Em 2009 a ACLER realizou dois eventos similares, em Porto Velho e Ji-Paraná, neste último com apoio da Academia Jiparanaense de Letras.
COMENDA
Em graus diversos, os acadêmicos Yeda Borzacov, Dante Fonseca e Cláudio Feitosa receberam do Governo do Estado a comenda da Ordem do Mérito “Marechal Rondon”.
FEIRA DE LIVROS
A ACLER realizará na segunda quinzena de abril, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, a I Feira de Livros de Autores Rondonienses, aberta à participação de não membros da ACLER. O detalhamento será divulgado a partir de fevereiro.
ESRON
Para lembrar o 1º ano de falecimento do acadêmico Esron Penha de Menezes, a ACLER participará, com os seus familiares, da celebração religiosa que acontecerá dia 18, a partir das 18h15, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
VISITA
O poeta e jornalista Átila França, da ACLER e presidente da Academia Vilhenense de Letras, está em Porto Velho, onde reuniu com os acadêmicos Yeda Borzacov, Abnael machado de Lima e Lúcio Albuquerque, e com o poeta Ernesto Melo.
CONTATO COM A ACLER
lucioacademia@gmail.com
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan