Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Informativo da Academia de Letras de Rondônia - 2


 



CAUSOS DA SUCAM/FUNASA Informativo da Academia de Letras de Rondônia - 2 - Gente de Opinião

O acadêmico Antonio Serafim da Silva (natural de São Carlos/Rio Madeira) prepara um livro sobre os causos e casos que viveu, ou teve conhecimento, quando trabalhava na Sucam/Funasa. Serafim (foto) mora em Candeias e é titular da cadeira número 28 da ACLER.

P. Qual a sua última obra?

Serafim
– “O Boto e o Broto”, onde relato estórias e histórias da região, há poesias e outros temas, mas todos ligados ao título do livro. 

P. E a próxima?

Serafim
– Será sobre causos e casos vividos por mim mesmo e por outros companheiros no trabalho de campo da Sucam/Funasa em Rondônia. Quero mostrar a importância daqueles homens que atuavam em condições muitas vezes das mais difíceis, e do que o povo tem de tomar conhecimento, para valorizar esses profissionais. 

P. Qual sua opinião sobre a literatura regional?

Serafim
– É boa. Temos deficiências normais, mas o leitor encontra, em áreas diversas, livros que abordam os temas mais diversos, tanto na capital quanto nos outros municípios. Nossa torcida é que educadores locais dêem mais atenção ao que é produzido aqui.

RONDON

O acadêmico Matias Mendes aceitou o convite para expor sobre o tema “Rondon e o Vale do Guaporé”, durante o 3º Encontro de Escritores que a ACLER vai realizar em Guajará-Mirim, dias 12 e 13 de março.

GUAJARÁ-MIRIM

Além de sediar o próximo Encontro de Escritores, a Academia Guajaramirense de Letras prepara a I Feira Internacional de Livros Regionais.

REUNIÃO

Em caráter extraordinário a ACLER fará dia 8 de fevereiro, quarta-feira, sua primeira reunião em 2010. Um dos assuntos será a posse de novos acadêmicos.

ACRE

O acadêmico-correspondente da ACLER no Rio de Janeiro, Cesar Romero, está em fase de lançamento do seu novo livro, tendo como tema central a Guerra do Acre.

CACOAL

Fevereiro terá eleição na Academia de Letras de Cacoal, mas a programação “Sarau Cultural”, que acontece uma vez por mês, vai ter continuidade.

VILHENA

A Academia Vilhenense de Letras prepara a solenidade de posse de cinco novos acadêmicos. E analisa um livro, escrito pela cerejeirense Liliane Schartz, um romance envolvendo personagens adolescentes, da faixa de idade da autora.

RÁDIO

Às sextas-feiras, no programa StudioAmazônia, das 9h30 às 11 horas, um bloco está sendo dedicado à Academia. Através da Rádio Boas-Novas, de Porto Velho.

NOVIDADE

O historiador Emanoel Gomes da Silva apresentou seu novo livro, intitulado “Regional – Para Vestibulares e Concursos”. O lançamento foi neste sábado, 23, no Mercado Cultural. 

Fonte: Lúcio Albuquerque - lucioacademia@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br
 - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)