Sábado, 23 de janeiro de 2010 - 09h02
CAUSOS DA SUCAM/FUNASA
O acadêmico Antonio Serafim da Silva (natural de São Carlos/Rio Madeira) prepara um livro sobre os causos e casos que viveu, ou teve conhecimento, quando trabalhava na Sucam/Funasa. Serafim (foto) mora em Candeias e é titular da cadeira número 28 da ACLER.
P. Qual a sua última obra?
Serafim – “O Boto e o Broto”, onde relato estórias e histórias da região, há poesias e outros temas, mas todos ligados ao título do livro.
P. E a próxima?
Serafim – Será sobre causos e casos vividos por mim mesmo e por outros companheiros no trabalho de campo da Sucam/Funasa em Rondônia. Quero mostrar a importância daqueles homens que atuavam em condições muitas vezes das mais difíceis, e do que o povo tem de tomar conhecimento, para valorizar esses profissionais.
P. Qual sua opinião sobre a literatura regional?
Serafim – É boa. Temos deficiências normais, mas o leitor encontra, em áreas diversas, livros que abordam os temas mais diversos, tanto na capital quanto nos outros municípios. Nossa torcida é que educadores locais dêem mais atenção ao que é produzido aqui.
RONDON
O acadêmico Matias Mendes aceitou o convite para expor sobre o tema “Rondon e o Vale do Guaporé”, durante o 3º Encontro de Escritores que a ACLER vai realizar em Guajará-Mirim, dias 12 e 13 de março.
GUAJARÁ-MIRIM
Além de sediar o próximo Encontro de Escritores, a Academia Guajaramirense de Letras prepara a I Feira Internacional de Livros Regionais.
REUNIÃO
Em caráter extraordinário a ACLER fará dia 8 de fevereiro, quarta-feira, sua primeira reunião em 2010. Um dos assuntos será a posse de novos acadêmicos.
ACRE
O acadêmico-correspondente da ACLER no Rio de Janeiro, Cesar Romero, está em fase de lançamento do seu novo livro, tendo como tema central a Guerra do Acre.
CACOAL
Fevereiro terá eleição na Academia de Letras de Cacoal, mas a programação “Sarau Cultural”, que acontece uma vez por mês, vai ter continuidade.
VILHENA
A Academia Vilhenense de Letras prepara a solenidade de posse de cinco novos acadêmicos. E analisa um livro, escrito pela cerejeirense Liliane Schartz, um romance envolvendo personagens adolescentes, da faixa de idade da autora.
RÁDIO
Às sextas-feiras, no programa StudioAmazônia, das 9h30 às 11 horas, um bloco está sendo dedicado à Academia. Através da Rádio Boas-Novas, de Porto Velho.
NOVIDADE
O historiador Emanoel Gomes da Silva apresentou seu novo livro, intitulado “Regional – Para Vestibulares e Concursos”. O lançamento foi neste sábado, 23, no Mercado Cultural.
Fonte: Lúcio Albuquerque - lucioacademia@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan