Sábado, 6 de fevereiro de 2010 - 08h00
O acadêmico na mídia
RAIMUNDO NEVES DE ALMEIDA
Um encontro cultural, a reunião, em Manaus, em janeiro, entre Jorge Humberto Barreto, da Associação dos Escritores do Amazonas; Urias Sérgio de Freitas, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas e o escritor Raimundo Neves de Almeida, da ACLER, onde ocupa a cadeira nº 32, cujo patrono é José Francisco Monteiro.
Durante o encontro, ocorrido em um restaurante no Bosque Clube, os escritores discutiram sobre diversos assuntos relacionados à questão literária, principalmente voltados à produção, distribuição e comercialização das obras regionais, dos autores independentes.
O acadêmico Raimundo Neves é autor de Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá, Na Beira do Barranco, Murmúrio de um Amazônida e Escritores e Poetas Humaitaenses.
P. Que impressão o senhor teve daquele encontro?
Raimundo Neves – Muito boa. Creio que as Academias da região devem discutir conjuntamente seus problemas. O acadêmico Urias mostrou que as dificuldades que temos aqui para publicar eles também têm lá.
P. E sobre a atenção das livrarias?
Raimundo Neves – Em Manaus, apesar de haver mais espaço, eles também querem melhor visibilidade nas livrarias, como aqui, para as edições regionais.
P. – Suas obras retratam muito Humaitá. Por quê?
Raimundo Neves – Sou apaixonado pela região do Rio Madeira e procuro, com meu trabalho, ser uma espécie de porta-voz da gente daqui, especialmente de Humaitá.
EXTRAORDINÁRIA
A ACLER tem uma reunião extraordinária nessa segunda-feira, dia 8, na sede da Federação de Futebol, a partir das 18 horas, com uma pauta relevante. Todos os acadêmicos estão convocados.
POSSES
Está definida para o dia 22 deste mês, a posse de acadêmicos na ACLER. O jornalista Ciro Pinheiro, muito elogiado pela organização da última sessão solene da Academia, será outra vez o responsável pelo cerimonial
RECUPERANDO
O acadêmico e jornalista Emanuel Pontes Pinto, fundador da ACLER, está em fase de recuperação de uma cirurgia, e já pensando em novos trabalhos.
LITERATURA
A prefeitura de Guajará-Mirim confirmou a realização de uma Feira de Livros, dia 28 de abril, quando o município comemora aniversário. Além disso, haverá uma atividade literária paralela.
NOVA OBRA
O poeta Pedro Albino está com tudo pronto para lançamento de seu novo livro. Fundador da ACLER, o acadêmico Pedro Albino é também autor de literatura de cordel, e prepara um trabalho sobre o assunto.
Mais informações da ACLER acesse http:///www.acler.org
Contatos com a ACLER: lucioacademia@gmail.com
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan