Domingo, 11 de julho de 2010 - 06h37
Depoimentos de Euro Tourinho(E), Roberto Cazenave(C) e Gervásio Feitosa(D) emocionaram os participantes do seminário |
Mais de 150 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de ensino médio e universitário, além de pesquisadores da história local participaram, na tarde de quarta-feira, 7, no auditório do Teatro Banzeiros do seminário "50 anos da BR", promoção da Academia de Letras de Rondônia, ACLER com apoio do Departamento de História e arqueologia da Unir.
Na abertura foram feitas duas homenagens póstumas, ao autor de "Ferrovia do Diabo", Manoel Rodrigues Ferreira, pela acadêmica Yeda Borzacov, e ao prêmio nobel de Literatura José Saramago pelo acadêmico William Martins.
Os aspectos históricos da BR foram o tema do acadêmico Lúcio Albuquerque, seguindo-se os depoimentos do jornalista Euro Tourinho (sobre a presença do presidente JK em Vilhena a 4 de julho de 1970) e do funcionário aposentado Gervásio Feitosa e do empresário Roberto Cazenave sobre a Caravana Ford.
Esses dois últimos depoimentos emocionaram a platéia pela narrativa das dificuldades enfrentadas pelos participantes da caravana, com destaque às figuras do mecânico Eduardo Lima e Silva, que chefiou a comitiva a partir de Pimenta Bueno, e do governador Paulo Nunes Leal.
A última palestra foi do professor Antonio Cláudio Rabello, da UNIR, debatendo o sub-tema "A BR-029 e o desenvolvimentismo: periferia do Brasil ou sudoeste da Amazônia?", muito elogiada pelos participantes.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan