Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Professora, Bibliotecária e Teatróloga foram homenagedas pela ACLER


Em cerimônia realizada no auditório do térreo da OAB, a Academia de Letras de Rondônia, ACLER, condecorou na noite desta terça-feira, 12, a professora Nadir Brasil da Costa Moura, a bibliotecária Glória Valladares Granjeiro e a diretora teatral Jória Lima com a Ordem do Mérito Acadêmico, conferida a cada ano a até três personalidades que se tenhamProfessora, Bibliotecária e Teatróloga foram homenagedas pela ACLER - Gente de Opinião destacado em suas profissões nas áreas de Educação, Cultura e Artes.

A cerimônia fez parte da programação do 26 ano de criação da ACLER - que nesta quinta-feira, 14, terá continuidade com lançamentos de livros de autoria dos acadêmicos Emanuel Pontes Pinto, Sandra Castiel Fernandes e William Haverly Martins, a partir das 19h30, na Casa de Cultura IVan Marrocos.

Instituída em 2010, a Ordem do Mérito Acadêmico foi entregue a primeira vez em 2011 quando da comemoração do Jubileui de Prata da Academia, à artista plástica Rita queiroz, à professora Úrsula Malloney e ao bispo de Guajará-Mirim dom Geraldo Verdier. A indicação é dos acadêmicos e´a escolha final em assembleia da ACLER.

"A Ordem do Mérito Acadêmico é o reconhecimento que a Academia concede àqueles que de modos os mais diversos buscam trabalhar a favor de todos os segmentos da cultura, da arte e da educação e que, através disso, promovam o nome de Rondônia, interna ou externamente", disse o presidente Dante Fonseca, da ACLER.

A professora Nadir Brasil de Moura, que recebeu sua comenda das mãos da acadêmica Sandra Castiel Fernandes, lembrou sua trajetória desde quando aluna do Instituto Maria Auxiliadora, ocasião em que decidiu por tornar-se profissional do Magistério.

A bibliotecária Glória Valladares Granjeiro, que recebeu a comenda das mãos do acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca, ressaltou a importância do incentivo à leitura e à necessidade da conscieência da sociedade para melhorar a formação de cada jovem e cidadão.

A teatróloga Jória Lima, que recebeu a Ordem do Mérito das mãos do acadêmico Lúcio Albuquerque, citou que o trabalho do ator ou de qualquer dos envolvidos com a arte cênica tem grande importância para a interação social e a formação educacional e cultural de cada um.

As três homenageadas fizeram questão de dividir com seus respectivos segmentos profissionais a comenda recebida.


Fonte: Lúcio Albuquerque
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)