O professor e historiador Emanuel Pontes Pinto e o professor da Unir Edinaldo Freitas, serão os palestrantes do seminário "Rondon além da linha Telegráfica" que a Academia de Letras de Rondônia, ACLER, e o Departamento de História e Arqueologia da UNIR realizarão dia 5, quarta-feira da próxima semana, para comemorar os 145 anos do nascimento do patrono do Edstado, o marechal Candido Mariano da Silva Rondon.
O seminário vai acontecer das 14 às 18 horas no Teatro Banzeiros e os interessados em se inscrever poderão faze-lo através do endereço aclerencontrodeescritores@gmail.com, Os participantes receberão um certificado assinado pelos organizadores do evento.
O seminário será dividido na apresentação de dois sub-temas, o primeiro, "A influência positivista na missão Rondon", terá como palestrante o historiador Amenual Pontes Pinto, membro fundador da Academia de Letras de RondÔnia, enquanto o segundo sub-tema "Aspecto colonial da missão Rondon" será apresentado pelo professor da Unir Edinaldo Freitas.
O secetário-geral da ACLER, acadêmico Pedro Albino, disse que a proposta da realização desse evento relativo a Rondon "faz parte do projeto que a Academia desenvolve visando a valorização de datas e fatos históricos relativos a Rondônia, e para o qual temos convidado além de autoridades também professores e estudantes a participar".
Logo depois do encerramento das palestras, e debates, haverá um sarau cultural com apresentações de poemas por membros Academia Rondoniense dos Poetas e do boi-bumbá Corre Campo, que na data estará completando 56 anos de criação desse grupo folclórico.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)