|
Acadêmica Yeda Borzacov, fala da improtância da BR-364 (F. Gilmar de Jesus/ACLER) |
Com duas palestras - uma sobre o aspecto histórico e outra sobre a influência político, cultural e econômica - a Academia de Letras de Rondônia, ACLER, em parceria com o Departamento de História e Arqueologia da UNIR, vai realizar dia 6 de julho, a partir das 14 horas, no Teatro Banzeiros, o seminário 50 anos da BR-364.
O seminário, conforme a professora e acadêmica Yeda Borzacov, visa retomar a discussão de temas que são parte da história de Rondônia e que "por razões diversas, acabam deixadas de lado, mas que a Academia está resgatando por entender que são importantes para nosso Estado". Ela lembrou que em maio mais de 200 pessoas lotaram o Banzeiros para assistir ao seminário Rondon além da linha telegráfica.
Yeda Borzacov explicou que "uma obra como é a nossa rodovia tem enorme participação no desenvolvimento regional, contribuindo, também, para a própria afirmação da soberania nacional neste lado da Amazônia".
As inscrições serão feitas apenas através do emeio aclerencontrodeescritores@hotmail.com, e outras informações podem ser conseguidas através do telefone 9972-0069, com o acadêmico Ciro Pinheiro.
Durante o seminário serão feitas duas homenagens, às memórias do prêmio Nobel José Saramago, falecido na semana passada, e do escritor brasileiro Manoel Rodrigues Ferreira, autor do clássico Ferrovia do Diabo, falecido dia 21 de maio.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)