Segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 18h53
Com o título "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012", o professor Abnael Machado de Lima fará o lançamento no dia 2 de outubro, 10 horas, no Museu da Madeira-Mamoré, de sua nova obra, trabalho que certamente irá servir de fonte de estudos e pesquisa sobre a história do município desde sua criação.
O programa fará parte do programa de comemorações dos 98 anos de criação do município de Porto Velho, e o convite para o lançamento é assinado pela Fundação Cultural Iaripuna/Prefeitura, o Instituto de Pesquisas e Estudos "Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro", pela Academia de Letras de Rondônia/ACLER, o Memorial Jorge Teixeira e o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.
"Na realidade a obra do professor Abnael Machado, membro fundador do Instituto Histórico e da ACLER, é uma viagem no tempo, mostrando quem foram os prefeitos que já passaram pela administração de Porto Velho, suas obras, a importância e a contribuição de cada um para o desenvolvimento de nossa cidade", disse a acadêmica e historiadora Yêeda Pinheiro Borzacov, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.
O presidente da Fundação Iaripuna, músico Altair Santos, explicou que o interesse da Prefeitura em participar do projeto "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012" decorreu "da política desenvolvida pela administração Roberto Sobrinho em incentivar a pesquisa e a divulgação de fatos da nossa história".
Para o professor Abnael Machado de Lima, autor da obra a ser lançada, "isso representa a realização de um projeto de pesquisa de muitos anos. A ideia central de "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012", é contar não apenas o que representou cada cidadão que a seu tempo esteve à frente da Prefeitura, mas também abrir espaço para mostrar a caminhada do município desde quando essa região ganhou sua autonomia política".
Ele destaca que por ser Porto Velho um município que convive com uma rotatividade constante de novos moradores devido ao forte desenvolvimento que sempre marcou essa cidade, o que faz com que a população não conheça a fundo a própria história da capital, "meu livro "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012" vai proporcionar esse conhecimento mesmo para aqueles que moram aqui há muito tempo”.
Fonte: Lúcio Albuquerque
As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:
Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es
Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia
Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por
ACLER tem sarau cultural amanhã
Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan