Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

A importância do seringal na formação cultural da sociedade amazônica - 2


 

SERINGAL CENTRO PRODUTOR DE BORRACHA - BORRACHA

Antes de falarmos sobre o seringal, abriremos um parêntese, nos detendo sobre as primeiras noticias a respeito da borracha veiculadas na Europa, quanto a sua utilização pelos nativos e a possibilidade de vir a se tornar um produto comercial utilitário fonte de rendimento e lucros. Cristovão Colombo observou a sua utilização pelos indígenas do Haiti. Os conquistadores do México registraram sua diversificada utilidade entre as quais o untamento dos recém-nascidos com o látex para protegê-los do frio. Na Amazônia é registrada por Maurício de Heriarte membro da expedição de Pedro Teixeira, subindo o rio Amazonas de Belém-do-Pará a Quito no Equador; por Alexandre Rodrigues Ferreira (viagens filosóficas) e por Frei Manuel da Esperança, em seus respectivos relatórios de viagens, a utilização da borracha pelos Índios da nação cambebas habitantes do Alto Solimões e Maranõn. Os sertanistas que subiam o rio Amazonas e penetravam em seus afluentes passaram a se interessar pela borracha incluindo-a na pauta das especiarias amazônicas, iniciando-se assim a sua comercialização eexportação para Europa.

A divulgação da borracha nos meios científicos europeu é feita por Walter Haíleng (1595), Charles Marie de Vilar Condamine, na Academia de Ciências de Paris (1747), François Fresnau, apresentando resultados de suas pesquisas na Guiana Francesa, à citada Academia. Francisco Xavier de Oliveira divulga em Lisboa os resultados de suas pesquisas realizadas em Belém-do-Pará e os cientistas alemães Johann Baptist Von Spix e Carl Friedrich Philip Von Martins após viagem de estudos percorrendo o Brasil (1817/1820), fazem minucioso relato sobre a borracha e sua utilização , 110 livro intitulado "Viagem pelo Brasil" publicado na Alemanha.

No inicio do século XIX operava-se um pequeno comércio de exportação de borracha para Portugal e para Inglaterra. Com o estabelecimento da corte portuguesa no Brasil, foi levantado o primeiro inventário da balança comercial da Colônia, a borracha apresentava os seguintes dados: Produto exportado 3 T. 458 Kg V²8288 Arratel = 459g , valor unitário 1$240, valor total 18225080.

à revolução industrial proporcionou o progresso de inventos de utilidades enovas técnicas na produção de bens, criando no século XIX, condições especiais de bem estar às sociedades industrializadas, bem como o surgimento de novos empreendimentos e, a ampliação dos espaços coloniais, a inversão de vultuoso capital na expansão da indústria em todos seus segmentos exigindo um volume crescente de produtos do setor primário entre os quais a borracha, considerados indispensáveis à movimentação e produção desses parques industriais.

A descoberta do processo de vulcanização por Charles Goodyear (1839) e a invenção do pneumático por Michelin colocaram a borracha da pauta dos produtos imprescindíveis à indústria de vários ramos.

A crescente procura da borracha pelos mercados consumidores da Europa e da América do Norte, mantendo em crescente e permanente ascensão o valor de sua cotação no mercado internacional fez convergir para a região Amazônica o habitat da seringuereira (hévea brasiliense) árvore produtora do látex da borracha, o fluxo da migração interna oriunda principalmente da região Nordeste, impondo a organização dos centros de produção de borracha e os serviços paralelos necessários a sua comercialização.

Fonte: Abnael Machado

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)