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Gente de Opinião

Abnael Machado

ALERTA AOS ESTUDANTES continuação...


 

37- “No período de 1722 a 1749 foi realizado por expedições portuguêsas o mapeamento dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré. A expedição comandada por Francisco de Melo Palheta realizada em 1772, subiu o rio Madeira, chegando a Santa Cruz de La Sierra”.
37- As expedições de exploração e reconhecimento dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, foram realizadas partindo de Belém-do-Pará. A comandada pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta com a incumbência de oficialmente descobrir o rio Madeira, foi realizada no período de 11 de novembro de 1722 a 9 de setembro de 1723 saindo de Belém subiu o rio Amazonas até a foz do rio Madeira, por este prosseguindo, estacionando em sua margem direita fundando o povoado de Juma. Deste saindo em 20 de junho dando continuidade a viagem, atravessou as cachoeiras, saltos e corredeiras do curso de alto Madeira, chegando a confluência dos rios Beni com o Mamoré seus formadores. Subiu o rio Mamoré até alcançar em 8 de agosto a missão de Santa Cruz de Cajuava de padres Jesuítas espanhóis, nesta permanecendo até o dia 11 desse mês, retornando à Juma, na qual chegou a 9 de setembro de 1723, seguindo para Belém. Portanto, a sua expedição não foi realizada 1772 como também não chegou à Santa Cruz de La Sierra.
 
A expedição comandada pelo sargento-Mor Luiz Fagundes Machado, tinha por missão realizar o levantamento cartográfico dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, até alcançar as minas de ouro no arraial de São Francisco Xavier no Vale do alto Guaporé na capitania de Mato Grosso, com vista subsidiar os comissionários portuguêses negociadores do Tratado de Madri em discussão. Saiu de Belém do Pará em 14 de julho de 1749, chegando ao seu destino no ano seguinte.
38- “A economia baseada na exploração da borracha e da Castanha-do-Pará, influi para mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Rondônia”.
38- A afirmativa não procede, considerando que Roquete Pinto já havia proposto que o espaço compreendido entre a serra do Norte a leste, e o rio Madeira a oeste, de atuação da Comissão Rondon em 1909/1915, construindo a Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, fosse denominada Rondônia. Ao ser criado o Território Federal do Guaporé, foi sugerido que seu nome fosse Rondônia em homenagem ao então general Cândido Mariano da Silva Rondon, a qual não admitiu. O deputado federal Áureo de melo pelo estado do Amazonas, apresentou projeto de lei mudando a denominação do Território Federal do Guaporé para Rondônia, aprovado pelo Congresso, transformou-se na Lei n° 21.731, de 17 de fevereiro de 1956, sancionada por Dr. Juscelino Kubistechek, então presidente da república.
39- “A bandeira de Antônio Raposo Tavares percorreu os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas alcançando Belém do Pará”.
Antônio Raposo Tavares saiu com sua bandeira de São Paulo em 1648, seguindo para o oeste, penetrou no Vice-Reino do Peru, alcançando a cordilheira dos Andes, retrocedendo na direção do leste, atingindo as cabeceiras do rio Mamoré (Grande La Plata), por este descendo em balsas improvisadas, chegando a sua foz se passando para o rio Caiary (Madeira), por este descendo até a sua foz na margem direita do rio Amazonas prosseguindo descendo o curso desse rio chegou a sua foz no litoral do oceano Atlântico na capitania do Grão-Pará em 1651.
40- “O rio Guaporé nasce no estado de Mato Grosso, em todo seu percurso é linha divisória entre o Brasil e a Bolívia”.
40- O rio Guaporé é linha de fronteira entre as repúblicas da Bolívia e do Brasil, a partir da confluência do rio Verde até a sua foz na margem direita do rio Mamoré. Portanto, não é linha de fronteira entre os dois citados países, em todo seu curso.
41- “Porto Velho, a cidade surgiu no início do século XIX, como sede da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M. M) quando iniciou a construção da ferrovia em 1903”.
41- O século XIX do segundo milênio da era cristã corresponde ao período de cem anos compreendido de 1801 a 1900. O reinício da construção da ferrovia Madeira-Mamoré pela empresa norte-americana May, Jekyll & Randolph, contratada por Percival Farquhar, ocorreu em 04 de julho de 1907 (não em 1903), portanto, ao iniciar-se o século XX do segundo milênio da era cristã, correspondente ao período de 1901 ao ano de 2000. (Atualmente estamos, vivendo o século XXI do terceiro milênio da era cristã, iniciado no ano 2001, sendo seu término no ano 3000).
42- “As três Caixas D´ águas, símbolos da cidade de Porto Velho, vindas dos EUA no começo do século XIX, a primeira construída em 1908, a segunda em 1909 e a terceira concluída em 1912”.
42- As três Caixas D` águas foram construídas no início do século XX, no povoado de Porto Velho pela empresa Chicago & Irons Works (norte-americana), contratada pela May, Jekyll & Randolph, autorizada por Percival Farquhar, importou suas estruturas metálicas dos Estados Unidos da América do Norte/USA. A primeira foi concluída em 1910, da qual faz referência o médico sanitarista Osvaldo Cruz, em seu relatório datado desse ano. As outras duas foram concluídas em 1912.
 
Portanto, não foram importadas no início do século XIX, isto é 1801, no local aonde atualmente encontra-se situada a cidade de Porto Velho nada existia, a não ser a floresta intocada e os animais de sua fauna. Este foi ocupado pela primeira vez em 1866 por soldados voluntários da pátria do Regimento do Jamari, os quais se retiveram em 1870.
43- “O rio Madeira com 3.200 km de extensão, é o maior afluente do rio Amazona. O seu nome deve-se por levar no seu leito barrento grande quantidade de troncos de árvores”.
 
 
 
43- O rio Madeira tem uma extensão de 3.240 km, é o mais importante afluente da margem direita do rio Amazonas, porém não é o seu maior tributário, esse é o rio Juruá com 3.283 km de extensão. Os troncos das árvores caídas são transportadas pela corrente superficial d´ água do seu curso e não do seu leito, pois este é o fundo do canal no qual se aloja e corre as águas do rio.
44- “A cachoeira de Santo Antônio localizada a 7 km da cidade, deu origem à cidade de Porto Velho em 1912”.
 
 
 
44- A cidade de Porto Velho surgiu a partir de 1907, em terras devolutas do município de Humaitá, nas proximidades das instalações da ferrovia Madeira-Mamoré em construção. Em 1912 o povoado de Porto Velho dos brasileiros, já se constituía num expressivo núcleo populacional.
45- “A denominação de Roosevelt dada o rio Dúvida foi decorrente do senhor Roosevelt ter se perdido da Comissão Rondon nesse rio , ao ser encontrado foi homenageado com a adoção do seu nome ao rio Dúvida”.
A expedição científica Roosevelt/Rondon iniciou em Vilhena no paralelo 13° de latitude sul, no dia 27 de fevereiro de 1914, a descida do rio Dúvida de curso desconhecido, rumo norte para o equador. Dia 18 de março, após percorrido 130 km, convencido que esse rio era um extenso afluente do rio Madeira, solenemente, em ordem do dia, Rondon comunicou que a partir daquela data o rio Dúvida que teve seu alto curso descoberto em 1909, por êle e seus comandados construtores da linha telegráfica, passava a se denominar rio Roosevelt. Dia 27 de abril de 1914, próxima à foz do rio, na margem direita do rio Madeira, paralelo 5° de latitude sul, o rio que haviam explorado com 1.409 km de extensão, o maior afluente do rio Madeira tendo as denominações de Dúvida, castanho e Aripuanã, por determinação do governo brasileiro, em homenagem ao ilustre estadista norte-americano, passaria a ter uma única denominação, “rio Theodoro Roosevelt”.
- Não por ter se perdido e sido reencontrado por Rondon.
46- “Em decorrência da Bolívia ter perdido sua saída para o Pacífico, o Brasil pagou a esta uma indenização de 2 milhões de libras”.
 
 
46- O Brasil não tinha porque indenizar à Bolívia por haver perdido a província de Atacama, seu único território no litoral do oceano Pacífico na guerra de 1879/1884, na qual participou aliada à república do Peru, contra a república do Chile.
47- “O rio Madeira maior afluente do rio Amazonas tem 1.700 km de extensão”.
 
 
47- O rio Madeira tanto não é o mais extenso afluente do rio Amazonas, como também sua extensão não é apenas 1.700 km e sim de 3.240 Km.
48- “Assinado o Tratado de Petrópolis, o Brasil pressionou o concessionário para executar a obra”.
 
 
 
48- Que concessionário?- O governo brasileiro em 1905 publicou o edital de concorrência pública para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, vencendo-a o engenheiro brasileiro Joaquim Cantraby.
49- O Forte Nossa Senhora da Conceição á margem direita do rio Guaporé, próximo das atuais ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, era a maior população do Vale do Madeira.
49- O Forte Nossa Senhora da Conceição situado na margem direita do rio Guaporé, não poderia ser a localidade de maior população do Vale do rio Madeira.
50- “Aluízio Ferreira o então governador do Território Federal do Guaporé, nomeou em 1945, uma companhia rodoviária independente do Exército Brasileiro, com o objetivo de iniciar as obras de abertura da BR 29”.
50- O coronel Aluízio Ferreira, governador do Território Federal do Guaporé, em 1945, não nomeou nenhuma companhia rodoviária do exército brasileiro, por não ter atribuição para tanto. Ele gestinou junto ao Ministro Guerra para instalação de uma anuidade especializada do exército, no Território do Guaporé, para construir uma rodovia ligando a cidade de Porto Velho à cidade de Cuiabá. (Foi atendido).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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