Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Biografia


 

Biografia  - Gente de Opinião
ACÂDEMICO – ABNAEL MACHADO DE LIMA
Ocupante da Cadeira nº 06
Patrono MANOEL NUNES PEREIRA



Acadêmico Abnael Machado de Lima, amazonense, nascido em 21 de agosto de 1932, filho do Sr. Abnatal Bentes de Lima, empresário da construção civil em Porto Velho, e Sra. Raimunda Machado de Lima. Casado a 56 anos, com a Sra. Nazareth Carvalho de Lima. Tendo os filhos Abnatália, Abnaélia, Noely e Abnael. Residente a 78 anos, em Porto Velho-RO.

Escolaridade: Curso primário realizado na escola particular da professora Leonice Mota de Carvalho e na escola pública Getúlio Vargas, ambas no bairro Caiari, em Porto Velho; Cursou Ginasial iniciado no colégio Salesiano Dom Bosco e concluído na escola pública Carmela Dutra, ambas em Porto Velho; curso secundário (científico), iniciado no colégio particular Marcílio Dias, na cidade do Rio de Janeiro, concluindo na Escola Normal do Guaporé (Carmela Dutra), o curso pedagógico, obtendo o diploma de professor primário. Curso Superior – iniciou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, prosseguindo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade do Pará, graduando-se em: Estudos Sociais e Geografia. E Pós-Graduando-se em: Pesquisa e Metodologia do Ensino Superior/Universidade Federal do Pará e Sociologia/Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos/MEC – Rio de Janeiro.

 

Atividades Profissionais

Professor de Histórias da Amazônia; Geografia Física I, II e III; Geografia Humana I, II e III na universidade do Pará. E de teoria da Geografia; Geografia Econômica e Geografia Regional na Universidade Federal de Rondônia.

Coordenador do Núcleo de Educação da Universidade do Pará em Rondônia, instalando os cursos de licenciaturas plenas de Matemática, Geografia, História, Português/Inglês e Orientação Educacional em Porto Velho. Instalando os cursos superiores (licenciaturas) em Guajará Mirim, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Realizou o primeiro curso de Pós-Graduação de Especialização de Docente do Ensino Superior.

Coordenador da coordenadoria de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Rondônia.

Coordenador Territorial do movimento Brasileiro e Alfabetização/Mobral, em Rondônia.

Diretor de Divisões Departamentos e Assessor Especial de Gabinete da Secretaria de Educação em Rondônia.

Secretário de Educação, do Território Federal de Rondônia.

Outras Atividades, Funções e Atribuições

Conselheiro do Conselho Diretor da Universidade Federal de Rondônia (Nomeação Ministerial) Portaria nº1079/MEC 12/07/1994.

Conselheiro do Conselho Territorial de Educação/RO.

Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Rondônia (presidindo-o por três mandatos nos períodos de 1985/1986; 1991/1992 e 1993/1994).

Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura de Rondônia.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.

Membro da Academia de Letras de Rondônia.

Membro da Maçonaria – Grau 30.

Fundador:
Do Conselho Estadual de Educação de Rondônia;
Da Universidade Federal de Rondônia;
Da Academia de Letras de Rondônia;
Do museu Territorial de Rondônia;
Do Centro Cultural João XXII.

 

Títulos Honoríficos

Constituinte Honorário, membro dos notáveis, elaborador da Constituição do Estado de Rondônia (1989).

Comendador da Ordem do Mérito Marechal Rondon nos graus de:

Cavaleiro (Decreto de 15 de dezembro de 1998);

Oficial (Decreto de 23 de Abril de 2009)

ESCRITOR LIVROS PUBLICADOS SINTESES DAS OBRAS
1. Terras de Rondônia (3ª edição) Gente de Opinião Geografia Física, humana e econômica do Estado de Rondônia. Sua evolução histórica, social e cultural, organização política-administrativa, ciclos econômicos. Noções indígenas
 2. Guaporelândia Gente de Opinião Obra comemorativa do centenário da construção do Real Forte Príncipe da Beira. História da conquista do Vale do Rio Guaporé, bandeirantes lusos-paulistas, mineração aurífera, 1º ciclo econômico do ouro, evolução social e política, criação da Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Enfrentamento bélico entre portugueses e espanhóis.
 3. Achegas para a História da Educação no Estado de Rondônia (2º edição) Biografia  - Gente de Opinião  Trajetória evolutiva da Educação, do ensino no espaço geográfico limitado pelo Estado de Rondônia, no período de 1913 a 1993. Instalação das primeiras escolas primárias.
 4. ABC da Constituinte Biografia  - Gente de Opinião  Advertindo aos cidadãos e cidadãs, sobre sua imprescindível participação na elaboração da Carta Magna para o restabelecimento, da plena democracia, correspondentes aos anseios da nação e consoante à modernidade.
 5. Pequeno Ensaio sobre as Lendas e Folclore de Rondônia Gente de Opinião  Tratado sobre a importância da preservação dos mitos, lendas, crendices, linguagem, curandeirismo e sincretismo religiosos, elementos atávicos vícios da cultura popular e erudita, característica da nacionalidade de cada povo. Daí a importância de sua divulgação e manutenção.



Conferencista e Articulista

As vinte principais conferências, e os noventa principais artigos, encontraram-se http://www.gentedeopiniao.com.br/colunista.php?news=3  e publicados nos jornais locais e no jornal Rio Branco, Estado Acre.


Em: Fevereiro de 2011.

Sr. Presidente da Academia de Letras de Rondônia

 
 

CADEIRA Nº 6 - PATRONO: MANUEL NUNES PEREIRA
 

BIOGRAFIA
 

Acadêmico Abnael é fundador da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da Cadeira nº 6, tendo por patrono Manoel Nunes Pereira, nascido na cidade de São Luis, estado do Maranhão, em 26 de junho de 1893 e falecido na cidade do Rio de Janeiro, em 1973, fez seus primeiros estudos em Belém do Pará, os prosseguindo nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

Era jornalista, biólogo, naturista, etnólogo e antropólogo, dedicado estudioso da botânica, zoologia etnografia e etnologia. Aprofundou seus conhecimentos nestas últimas ciências, estudando as populações indígenas, principalmente as da Amazônia, região que durante quarenta anos a percorreu em numerosas viagens convivendo com agrupamentos de aborígenes em vários estágios de aculturamento e com os vivendo isolados mantendo suas culturas primitivas. Também, em seus estudos etnográficos, conviveu com seus habitantes residentes em suas cidades, vilas, povoados, seringais, fazendas, núcleos de extração de madeiras, minerais e pesqueiros, pesquisando suas culturas, atividades econômicas, estratificações e relacionamentos sociais.

Desses contatos, dessa vivência quotidiana com Amazônia, sua gente, sua botânica, fauna e portentosa hidrografia, lhe causando admiração e amor crescendo por este ecossistema.

As pesquisas e o vasto material nelas colhidos, resultaram nas produções e publicações de importantes obras de valo0res literários e científicos, de reconhecimento universal, as quais são as seguintes:

1 – Baira e suas experiências (Etnologia Amazônica);
2 – Ensaio de Etnologia Amazônica;
3 – Curt Nimuendaju;
4 – Os índios Maués;
5 – Morunguêta – um Decameron Indígena;
6 – Panorama de alimentação indígena.

Foi homenageada pelo ONU, a qual mandou editar traduzida em vários idiomas, essa última citada obra.

Nunes Pereira, era um intelectual de vastíssimo cabedal científico e cultural. Era poliglota, além do idioma português, fluentemente falava tupi-guarani, inglês, italiano, francês e alemão.

Foi indicado para membro da Academia Brasileira de Letras, porém faleceu antes da conclusão da tramitação do processo de aceitação ou não de sua admissão.

Era um Sábio, respeitado e admirado pela grandeza de sua obra, pelos mais destacados nomes da intelectualidade brasileira e internacional.

 
ABNAEL MACHADO DE LIMA
Ex-professor de História da Amazônia na Universidade Federal do Pará
Membro da Academia de Letras de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)