Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

GUERRA DO ACRE 1902/1903


 
República Estado Independente do Acre Limites Pretendidos: 

Ao Norte, com o Brasil, o paralelo 10o20’ de latitude sul, no sentido leste/oeste, partindo da foz do rio Beni até alcançar a principal nascente do rio Javari (desconhecida), atravessando o médio curso do rio Abunã e os baixos cursos dos seus afluentes rio Negro e rio Mapirí (ou Manu), o médio curso do rio Acre (aonde atualmente fica a cidade de Rio Branco), o rio Antimari afluente do rio Acre, na foz do qual ficava a cidade de Floriano Peixoto, sede do Acre Setentrional ocupado pelo exército brasileiro. Prosseguindo e atravessando os altos cursos dos rios afluentes do alto Purus: iaco (e de seu afluente Macauã); Cataé; Chandies; e os dos altos Purus, Juruá e javari. (Espaço pertencente à Bolívia e pretendido pelo Peru).
Ao Sul, com a Bolívia, o paralela 14020’ ficando na área pretendida pela República do Acre os vales dos cursos alto, médio e baixo do rio Beni e de seus afluentes Madre de Dios e Orton e dos afluentes deste, Manuripe e Tahuamanú na margem do qual ficava Porvenir quartel general da tropa militarizada boliviana comandada pelo empresário Suarez. O rio Yata e o alto rio Mamoré (atuais departamentos de Pando e Madre de Dios aonde encontram-se as cidades de Guayaramerin, Riberalta e Cojiba).
Ao Leste, com o Brasil, os rios Mamoré e Guaporé (médios e baixos cursos)
Ao Oeste, com o Peru, nos limites consignados com a Bolívia no meridiano 72o 30’ 49’ longitude oeste, atravessando os cursos dos altos rios Ipixuna, Moa, Moura, Javari Mirim afluentes do alto rio Juruá, as suas nascentes. Os altos cursos do rio Urubamba e do seu afluente Inveia. (espaço peruano).
O espaço territorial pretendido a ser delimitado pelo Estado Independente do Acre abrangia uma vasta área de 584.122 Km2 (452, 8Km de norte ao sul e 1.290 Km de leste a oeste) banhados pelas nascentes dos rios Purus, Acre, Juruá, Javari e pelas nascentes dos rios afluentes da margem esquerda do rio Madeira, entre os quais o Abunã.

GUERRA DO ACRE 1902/1903  - Gente de Opinião


Convenções: 

X - ACRE SETENTRIONAL área contestada BRASIL/BOLÍVIA (Autônoma, ocupada pelo exército brasileiro, cujo comandante acumulava o cargo de governador). 

I – Cidade Floriano Peixoto (ex-Antimari), sede do Acre Setentrional. 

• Geodésica Cunha Gomes, sentido leste/oeste, partindo da foz do rio Beni até alcançar a principal nascente do rio Javari (desconhecida), Tratado de 1867 - Brasil/Bolívia.

/ República Estado Ind. Do Acre 

2 – Cidade acre (ex-Puerto Alonso), capital da Rep. Acre. 

3 – Xapuri 

GUERRA DO ACRE
OPERAÇÕES SOB COMANDO DE PLÁCIDO DE CASTRO
(6 DE AGOSTO DE 1902 A 24 DE JANEIRO DE 1903)

GUERRA DO ACRE 1902/1903  - Gente de Opinião


Convenções: 

- - - - -Atual limite Acre/amazonas
1 – Os Acreanos ocupam xapurí – Em 06 de Agosto de 1902
A – XAPURI (Proclamada a Independência do acre)
4 – Emboscada do Cel Rojas – 18 de setembro de 1902 – Derrotando os Acreanos
B – Volta da empresa (Atual – Rio Branco/Acre)
C – Puerto Alonso
D – Porvenir sede de Tropas Bolivianas
E – Carmem
F – Santa Rosa
G – Palestina

>>>>>> Movimentação dos Acreanos:
2. descida do rio Acre detida pelo Cel Rojas;
3. Ataque a Puerto Alonso – 5/10/1902
5. Incursão na retaguarda das tropas bolivianas. 
6. Retorno do exército acreano sob o comando de Plácido de Castro, a Xapuri após derrotar os bolivianos em Bela Vista no rio Abunã.
7. Ataque e rendição de Puerto Alonso (de 14 a 24 de janeiro de 1903) Total domínio acreano.

H – Porto Rico na confluência dos rios Tahuamanú e Manuripe formadores do rio Orton, aquartalamento do 1º e do 5º batalhão do exército boliviano sob o comando do Ministro da Guerra Ismael Monte e pelo Presidente da Bolívia, general José Pando, respectivamente. 
I   -  Gironda próxima a Porto Rico tomada por Plácido de Castro.

8 – ATAQUE do exército acreano (700 combatentes) em 09 de abril de 1903 a Porto Rico em manobra de envolvimento visando o cerco do exército boliviano. 

Hostilidades suspensas em 26 de abril ao ser cientificado da conclusão de um modus vivendi pelos governantes do Brasil e da Bolívia, em 21 de março de 1903. 

Plácido de Castro manteve suas tropas nas posições ocupadas no rio Orton, igarapé Baia e em frente a Porto Rico.

Obs: José Plácido de Castro era cadete da Escola militar de Porto Alegre/RS, recusou-se a assinar o manifesto de adesão desta ao governo federal presidido pelo Marechal Floriano Peixoto, na luta armada contra os federalistas (maragatos) liderados por Silveira Martins. Em Bagé Plácido de Castro abandona o exército regular se integrando ao revolucionário comandado pelo general Joca Tavares. Após dois anos de lutas alcança o posto de major. A revolução termina em 1895 com armistício de Pelota, concedendo o Presidente da República, Prudente de Morais, anistia geral e a integração dos revolucionários, no exército regular mantendo os postos alcançados. Plácido de Castro se desligou do exército, trabalhou no Rio de Janeiro no Colégio Militar e nas docas do Porto de Santos/SP e aceitando convite dos seus amigos conterrâneos, os engenheiros Orlando Lopes e Gentil Noberto, mudou-se para Manaus, em 1899 e dessa cidade seguiu para o seringal do alto rio Purus, contratado como agrimessor.

Fonte: Abnael Machado de Lima

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)