Terça-feira, 2 de outubro de 2012 - 16h52
Com o título "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012", o professor Abnael Machado de Lima fará o lançamento no dia 2 de outubro, 10 horas, no Museu da Madeira-Mamoré, de sua nova obra, trabalho que certamente irá servir de fonte de estudos e pesquisa sobre a história do município desde sua criação. Clique AQUI e veja fotos do coquetel de lançamento.
O programa fará parte do programa de comemorações dos 98 anos de criação do município de Porto Velho, e o convite para o lançamento é assinado pela Fundação Cultural Iaripuna/Prefeitura, o Instituto de Pesquisas e Estudos "Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro", pela Academia de Letras de Rondônia/ACLER, o Memorial Jorge Teixeira e o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.
"Na realidade a obra do professor Abnael Machado, membro fundador do Instituto Histórico e da ACLER, é uma viagem no tempo, mostrando quem foram os prefeitos que já passaram pela administração de Porto Velho, suas obras, a importância e a contribuição de cada um para o desenvolvimento de nossa cidade", disse a acadêmica e historiadora Yêeda Pinheiro Borzacov, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.
O presidente da Fundação Iaripuna, músico Altair Santos, explicou que o interesse da Prefeitura em participar do projeto "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012" decorreu "da política desenvolvida pela administração Roberto Sobrinho em incentivar a pesquisa e a divulgação de fatos da nossa história".
Para o professor Abnael Machado de Lima, autor da obra a ser lançada, "isso representa a realização de um projeto de pesquisa de muitos anos. A ideia central de "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012", é contar não apenas o que representou cada cidadão que a seu tempo esteve à frente da Prefeitura, mas também abrir espaço para mostrar a caminhada do município desde quando essa região ganhou sua autonomia política".
Ele destaca que por ser Porto Velho um município que convive com uma rotatividade constante de novos moradores devido ao forte desenvolvimento que sempre marcou essa cidade, o que faz com que a população não conheça a fundo a própria história da capital, "meu livro "Porto Velho, de Guapindaia a Roberto Sobrinho - 1914/2012" vai proporcionar esse conhecimento mesmo para aqueles que moram aqui há muito tempo”.
Fonte: Lúcio Albuquerque
A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado
No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa
YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado
A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura
EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado
Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú