Sábado, 7 de setembro de 2013 - 10h02
Aconteceu ontem (sexta-feira), em Porto Velho, a solenidade de lançamento do livro “História – Real Forte do Príncipe da Beira 236 anos”. A obra, escrita pelo professor Abnael Machado de Lima – membro fundador da Academia da Letras do Estado, marca o aniversário de 236 anos de fundação do forte, comemorados dia 20 de julho de 2012. Clique AQUI e veja fotos do evento.
O livro tem a chancela do Instituto Histórico e Geográfico do Estado e foi editado com apoio da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), que, por meio de seu representante maior, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, recebeu dedicatória especial pelo apoio dado à cultura e à informação.
Para Juscelino, o livro merece destaque porque trata de um dos mais importantes símbolos da história do Brasil, uma fortaleza construída na era imperial, às margens do Rio Guaporé, que mostra a força e o poder de Portugal na era colonial.
“É edificante prestigiar tão notável publicação. Espero que todos os acadêmicos, estudiosos e ávidos leitores possam estar presentes no lançamento desse livro. O professor Abnael merece o prestígio que tem e, mais uma vez, está de parabéns”, acentuou Juscelino Moraes.
Segundo o autor, o título foi elaborado para ser mais uma ferramenta de pesquisa aos estudantes e leitura complementar aos que se interessam pela história de Rondônia. Com lay-out moderno e texto de fácil interpretação, a obra é complementada por fotos de Rosinaldo Machado e esboços cartográficos da região produzidos pelo próprio escritor.
Além do aspecto histórico, Abnael transmite aos leitores os mais secretos propósitos da Coroa Portuguesa em relação ao Vale do Guaporé, entre os quais, a ocupação efetiva de parte da margem esquerda do rio.
Fonte: Glomaron / Carlos Araújo / Fotos/Gentedeopinião
A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado
No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa
YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado
A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura
EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado
Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú