Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

O Fantástico Rio Madeira


 

Revista Momento Brasil – Ano VII-Ed. 68
Editor: Carlos Sperança Neto (esperança@enter-net.com.br)
Para: publicação em Fala Leitor
O Fantástico Rio Madeira
 
Realmente o rio madeira é fantástico, conforme demonstra o autor da matéria, a qual revestiria da maior relevância se não houvesse cometido os seguintes equívocos:
 
 
 
“e ainda cheio de mistérios desse rio que tem 1.700 km em território brasileiro”
Na realidade o rio madeira tem 3.240 km, do local de sua formação no paralelo de 10º12’20” de latitude sul  e no meridiano de 10º 22’00” de longitude Oeste, junção dos rios Beni e Mamoré oriundos da Cordilheira dos Andes (Cochabamba/Bolívia), até a sua foz na margem direita do rio Amazonas no estado do Amazonas, tendo todo seu curso em território brasileiro. É internacional no trecho compreendido entre a foz do Abunã seu afluente da margem esquerda e o local de sua formação, sendo linha de limite entre o Brasil e a República da Bolívia.
“é formado pelos rio Guaporé, Mamoré e Beni originários dos planaltos andinos”.
O rio Guaporé é afluente do rio Mamoré, nasce na chapada do Parecis, no estado de Mato Grosso. Não nos planaltos andinos da Bolívia.
“no período de 1722 a 1747, houve uma redefinição dos limites entre Portugal e Espanha realizada através dos Tratados de Madri e Santo Ildefonso. Portugal passou então a ter posse definitiva da região”
O tratado de Madri de 1750 foi anulado pelo Tratado de Santo Ildefonso de 1777, o que foi anulado pelo Tratado de Parto de 1801, retornando as questões de limites entre domínios coloniais de Portugal e da Espanha a ficarem sem solução.
“No inicio do século XVIII os portugueses partindo de Belém subiram o rio Madeira até o rio Guaporé e chegaram ao arraial de Bom Jesus, antigo nome da localidade de Cuiabá, onde descobriram ouro”.
Na realidade os portugueses no inicio do século XVIII, vindos de Belém-do-Pará, em suas bandeiras fluviais não alcançaram o rio Guaporé. Os descobridores de abundantes jazidas de ouro nos rios Coxipó, Coxipó-Mirim e Cuiabá, foram os bandeirantes paulistas Pascoal Moreira Cabral em 1719 e Miguel Sutil em 1722, no espaço aonde atualmente encontra-se a cidade de Cuiabá/MT. A partir do qual os bandeirantes paulistas alcançaram o vale do rio Guaporé.

Em 28 de dezembro de 2009
 
ABNAEL MACHADO DE LIMA
 
 
ABNAEL MACHADO DE LIMA
Ex-Prof. De Historia da Amazônia/Universidade Federal do Pará.
Ex-Prof. De Geografia Regional/Universidade Federal de Rondônia. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)