Quinta-feira, 9 de outubro de 2014 - 08h03
Cronologia
1866/1870 – Na margem direita do Rio Madeira a jusante sete quilômetros da cachoeira de Santo Antônio, foi instalado um acampamento de soldados do Regimento do Jamari, preventivo a uma invasão da Bolívia, simpática do Paraguai em guerra contra o Brasil. O local passou a ser conhecido por Porto dos Militares, retirando-se os soldados, por Porto Velho dos Militares.
1871/1872 – Os padres franciscanos Jesualdo Macchett e mais três companheiros, vindo de São Carlos do Jamari onde residiam, estiveram por poucos dias no Porto Velho dos Militares, pretendiam instalar uma missão para catequizar os indígenas Caripunas. Porém desistiram.
1872 – O local foi ocupado por agricultores sitiantes e fornecedores de lenha aos navios movidos a vapor d’agua que trafegavam entre Belém/PA, Manaus/AM e Santo Antônio/MT, o denominando Ponto do Velho e Porto Velho de lenha.
1883 – O engenheiro Carlos Morsing chefe da Comissão Morsing indicou o Ponto Velho para ser local inicial da ferrovia a ser construída contornando as cachoeiras do Alto Madeira. O relator da Comissão , jornalista Ernesto Matoso registra o local com os nomes de Ponto Velho, Porto Velho dos Lenhadores, Porto Velho das caçadas.
1890/1907 – O espaço do Porto do Velho compreendido entre a margem esquerda do igarapé Milagres (ao norte) e margem direita do igarapé Bueira (ao sul), o Rio Madeira (a oeste) e o limite com o Estado de Mato Grosso (ao leste), foi comprada por seiscentos mil reis, pelo coronel José da Costa Crespo, do governo do Estado do Amazonas.
1907 – A empresa construtora norte-americana May And Jekyl contratada por Percival Farquhar para construir a ferrovia Madeira-Mamoré, no dia 25 de junho de 1907, se instalou no Porto do Velho, local por ela escolhido para ser o ponto inicial da ferrovia. O coronel Crespo seu legitimo proprietário, protestou, contra a apropriação indevida. A questão foi submetida a decisão judicial sendo esta favorável à empresa, perdendo o coronel Crespo parte de área do seu seringal, sem nenhuma indenização monetária. Os americanos deram inicio a construção das instalações ferroviárias. Ainda em 1907, próximo a essas começa a surgir um aglomerado de barracas habitadas por pessoas sem vínculo com a empresa. Era o surgimento espontâneo do povoado de Porto Velho, não tendo este fundador individual, mas sim, fundadores anônimos.
1913 – Foi criado o Termo Judiciário de Porto velho por intermédio da Lei n.º 741 de 30 de outubro de 1913, sancionada pelo Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do Estado do Amazonas. Sendo instalado no povoado de Porto Velho, no dia 30 de janeiro de 1914.
1914 – O Decreto Estadual n.º 1.063, de 17 de março de 1914, estabeleceu os limites do Termo Judiciário de Porto Velho, os quais extensivo para o município.
1914 - Foi criado o Município de Porto Velho por intermédio da Lei n.º 757, de 02 de outubro de 1914, sancionada pelo Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do Estado do Amazonas, com sede no povoado da mesma denominação. Não passou pela condição politica/administrativa de DISTRITO.
1915 – Instalação do Município de Porto Velho no dia 24 de janeiro de 1915, no povoado de Porto Velho.
1917 – Foi criada a Comarca de Porto Velho por intermédio da Lei n.º 900, de 31 de agosto de 1917 sancionada por Dr. Pedro Alcântara Bacellar, governador do estado do Amazonas.
1919 – Foi o povoado de Porto Velho, elevado à categoria de cidade por intermédio da Lei n.º 1011, de 07 de setembro de 1919, sancionada por DR. Pedro Alcântara Bacellar, governador do Estado do Amazonas. Não passou pela condição politica de VILA.
1931 – O governo federal expede o Decreto n.º 20.200, de 10 de julho de 1931, assumindo a administração da Madeira-Mamoré. O povoado ferroviário dos anglo/canadenses, gradativamente foi sendo absorvida pela cidade de Porto Velho, integrando-se ao município, extinguindo-se a duplicidade administrativa.
1943 – A cidade de Porto Velho foi escolhida para ser a capital do Território Federal do Guaporé, constituído por áreas desmembradas dos estados do Amazonas e de Mato Grosso, por intermédio do Decreto –Lei n.º 5.812, de 13 de setembro de 1943, expedido pelo Presidente da República DR. Getúlio Dornelles Vargas.
1981 – A cidade de Porto Velho transforma-se em capital do Estado de Rondônia instituído pela Complementar n.º 41, de 22 de dezembro de 1981, sancionada pelo Presidente da República General João Batista de Figueiredo.
Conclusões:
A cidade de Porto velho, originária do povoado de Porto Velho dos brasileiros surgido a partir de 1907, elevado à categoria de cidade, no dia 07 de setembro de 1919, completou 107 anos no mês de junho de 2014.
O município de Porto Velho, localizado no espaço geográfico do Termo Judiciário da mesma denominação, criado em 1913, foi instituído pela Lei n.º 752, de 02 de outubro de 1914 e instalado no povoado de Porto velho, sua sede, no dia 24 de janeiro de 1915. Completou 100 anos de sua criação e em 2015, cem anos de sua instalação.
ABNAEL MACHADO DE LMA
Membro do Instituto Histórico e Geográfico/RO
.
A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado
No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa
YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado
A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura
EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado
Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú