Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 16h38
Li sua crônica na qual deplora o menosprezo como são tratados à cultura, à história, os seus protagonistas, declinando como exemplo o que ocorre com a mestra MARISE CASTIEL, sua mãe nossa estimada amiga, devotada professora, cuja vida foi empenhada na formação moral, ética e cívica dos seus discípulos e dos jovens em geral, propugnando em fazer da escola um instrumento de formação integral de homens e mulheres cônscios de seus deveres e obrigações para com a família, íntegros no desempenho profissional e imprescindíveis ao desenvolvimento social.
Foi incansável na busca do alcance de suas metas de construir uma sociedade igualitária. Líder nata atuava com destaque na educação, na cultura, na política partidária.
Tem-se sem nenhum favor que reconhecer e exaltar os seus méritos de ser uma das construtoras dos alicerces do Estado de Rondônia.
É justa sua decepção, a sua mágoa, em lhe vê relegada ao ostracismo, ao esquecimento, apagando-se sua figura, seu nome da memória histórica de nossa comunidade.
Porém SANDRA, o mesmo ocorre com outros eméritos cidadãos cujas vidas, inteligências e trabalhos empregaram em prol do desenvolvimento econômico, social e cultural desta terra.
O lamentado desinteresse por nosso passado, por nossa memória, pelo reconhecimento do trabalho dos autênticos pioneiros, dispensa esforços para explicar, resume-se simplesmente na verdade dos que migraram para Rondônia têm um único objetivo o de por quaisquer meios acumular bens e recursos financeiros. Portanto, não tendo motivos de se preocuparem com a preservação da história e das raízes atávicas culturais do povo desta terra, por nada lhe significarem.
Abnael Machado de Lima
Membro fundador da Academia de Letras de Rondônia
A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado
No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa
YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado
A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura
EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado
Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú