Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Um Jornal há 98 anos a serviço de Rondônia



O Jornal Alto Madeira completa neste dia 15 de abril de 2015, noventa e oito anos servindo a comunidade como instrumento informativo, instrutivo, político e cultural, formador de opinião pública, comprometido com o desenvolvimento da sociedade e o bem estar de seus componentes, de todos seus níves e segmentos, em consonância com a determinação assumida por seus fundadores, exposta da sua primeira edição, assim expressa; “ser uma tribuna em defesa dos interesses sociais, inspiradora de idéias sãs e profícuas”.

Não é um simples veículo noticioso, mais algo que o transede, sendo parte intrínseca da formação intelecto-cultural da população constituindo-se em inseparável simbiose com Porto Velho, surgiram praticamente ao mesmo tempo, cresceram juntos, registrando o Alto Madeira os fatos e os episódios da trajetória de nossa cidade, fazendo a história, sendo ele a própria história.

É fonte imprescindível de informação para os pesquisadores interessados em conhecer e divulgar a evolução histórica de Porto Velho e de Rondônia. Encontrarão o registro das administrações do Major Fernando de Souza Brejente Guapindaia, primeiro superintendente nomeado, instalador do município a de seu substituto Dr. Joaquim Augusto Tanajura, primeiro superintendente eleito, em 1916 e as dos demais subsequentes, a dissolução do Conselho Municipal, a deposição do superintendente, episódios decorrentes da Revolução de 1924,  inauguração em 1927, do Hospital São José, projetado e construído pelo padre Salesiano João Nicoletti, a Revolução de 1930 suas conseqüências entre as quais a passagem da administração da ferrovia Madeira-Mamoré Railway Co. Ltda. Em 1931 pela, empresa estrangeira para o controle do Governo Federal, o fim da duplicidade política/administrativa, do município, fundação e funcionamento do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em 1931 pelas irmãs Salesianas, pagamento dos serviços prestados pelo hospital São José à Madeira-Mamoré, em 1934 com dinheiro falso, inauguração da linha aérea Rio de Janeiro/Porto Velho, em 1936, pela empresa Condor, o golpe de estado ruptura do regime democrático, instalação do “Estado Novo” os oitos prefeitos, nomeados pelos interventores do Estado do Amazonas, até 1943, Segunda Guerra Mundial, Soldados da Borracha, visita do presidente Getúlio Dorneles Vargas, 1940 a Porto Velho, criação do Território Federal do Guaporé, em 1943, redemocratização do país em 1946, confronto dos adversários políticos cutubas e peles curtas, descoberta e produção de cassiterita 1958, revolução de 1964 implantação da ditadura militar e do governo dos coronéis em Rondônia, construção da rodovia BR 29 (364), INCRA, EMBRATEL, migração, incremento demográfico, desenvolvimento agropecuário, 5º BEC, ouro do rio Madeira, diamante no rio Roosevelt, governos dos coronéis Humberto Guedes e Jorge Teixeira de Oliveira, criação e instalação de novos municípios, criação do Estado de Rondônia (1981).

Os acontecimentos sociais, políticos, administrativos e econômicos dos mais relevantes aos mais banais da vida do destemido povo de Rondônia foram registrados pelo Alto Madeira desde 1917.

Nestes noventa e oito anos de ininterrupta , vitoriosa trajetória, conduzido por uma sequência de intelectuais redatores, incluindo uma mulher Maria Isa Machado de Lima a primeira no atual Estado de Rondônia a manter uma coluna literária em um jornal, e mais uma seleta escol de colaboradores assegurando-lhe elevado padrão de qualidade e a conquista de sua credibilidade.

Cito os seus idealizadores, os pioneiros executores objetivando perenizar suas memórias.

Dr. Joaquim Augusto Tanajura – Fundador do Jornal Alto Madeira (1917), seu proprietário e diretor;

Sr. Francisco Raimundo de Oliveira

Sr. Cicinato Elias Ferreira – Proprietário

Dr. Assis Chateubriand – Proprietário (integrante dos Diário Associados);

Professor Carlos Augusto de Mendonça -  Redator e Diretor – Gerente;

Jornalista Oderlo Beleza Serpa – Secretário;

Sr. José Matheus Gomes – Redator;

Sr. Ignácio Castro Silva – Diretor;

Sr. Arnaldo Fernandes Costa – Diretor;

Empresário Euro Tourinho – Diretor – proprietário (Empresas Alto Madeira Ltda.)

Tendo por slogan “Para frente em busca do Futuro”
 

Obras Citadas

Não há fontes bibliográficas no documento atual.

Alto Madeira chega aos 98 anos vigoroso, produtivo e moderno, núcleo propagador do saber e da cultura, por um quadro de competentes e eficientes redatores, repórteres e outros especialistas, liderados por seu diretor, o jovem intelectual Euro Tourinho.

O saudamos augurando que continue a crescer desempenhando o seu 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)