Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

Br 364, a rodovia da morte


█ A própria história da construção da BR-364 nos revela que em 2 de fevereiro de 1960, no auge e efervescência do planejamento e das grandes construções da administração do então presidente Juscelino Kubitschek, em plena discursão sobre as prioridades de seu Governo, em uma reunião de cúpula do governo, Juscelino bateu à mesa, com um tom de exclamação, e fez o anúncio oficial - que a partir daquela data iria dar início a construção da BR-364, no trecho entre Cuiabá-MT ao Acre, passando por Porto Velho, na época capitais dos Territórios Federais do Acre e do Guaporé, respectivamente, sendo, na verdade, asfaltada somente em 1983.

█ A BR-364 tem início na cidade de Limeira-SP, no km 153, da SP-330, sentido SP-310, até o km 292, quando entra na SP-326, até a divisa com Minas Gerais, corta vários estados, dentre estes Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre e assume um papel preponderante para escoar grande parte da produção das regiões Norte e Centro Oeste do Brasil.

█ Você sabia que a BR-364 tem início na cidade de Limeira-SP e termina na cidade de Rodrigues Alves, no estado do Acre?

█ Tudo que se falar sobre a BR-364, no sentido lato da palavra, é pouco - quando nos referirmos as dezenas de centenas de vidas que são ceifadas, quase que diariamente, gratuitamente, durante os quase 365 dias do ano, de cada ano, em todos os 30 dias de cada mês, de todos os meses do ano, que poderiam muito bem serem poupadas, preservadas e valorizadas e, assim, impedir que tanto sangue fosse derramado no asfalto.

█ Quando um ente querido se vai é um transtorno e um pesadelo para toda a família, o mesmo ocorre com amigos que se vão e desmorona e desestrutura quase toda a família, com pessoas queridas e úteis para a sociedade, com pessoas do bem, de todas as classes sociais, como membros da classe política, como vários acidentes fatais que vitimaram alguns políticos passando por Vereadores, Deputado Estadual (Jô Sato), Deputado Federal (Eduardo Valverde), com Prefeito Municipal e tantos outros que se foram.

█ Neste último final de semana, dia 27 de outubro (domingo), foi registrado mais um grave acidente na BR-364, envolvendo uma Pick-up Fiat de uma empresa que presta serviço ao DENIT, nos trabalhos de recuperação da BR-364. Segundo inotícias divulgadas pelo Portal de Noticias RO, os três (3) jovens que viajavam no veículo morreram no local e ficaram presos nas ferragens, sendo eles: André Grogianini Sobral (26), motorista da Pick-up; Moisés Queiroz Júnior (17) e Ricardo Delamelina, de 20 anos. O veículo trafegava na marginal da BR-364, sentido Pimenta Bueno a Ji-Paraná, quando em uma curva o veículo perdeu o controle indo se chocar em um poste de energia elétrica, e desta forma mais três preciosas vidas se foram. Como ficam estas famílias enlutadas com as perdas prematuras destes 3 jovens?

█ Para a duplicação da BR-364 o Governo Federal diz não ter dinheiro, mas para construir doze (12) Arenas - Super Estádios de Futebol - para a realização da Copa do Mundo no Brasil de 2014, o Ministério dos Transportes gastou a bagatela de 33 bilhões de reais de recursos públicos que poderia equacionar todos os graves problemas da educação, da saúde pública e duplicar a maioria da BR Assassinas do Brasil.

█ No somatório de todo este descaso, em relação a não duplicação da BR-364, preciosas vidas humanas de membros de toda a sociedade rondoniense estão sendo vitimadas, aos olhares indiferentes das autoridades constituídas, especialmente da classe política dominante, em todas as esferas, como se a vida humana não tivesse nenhuma importância ou fosse um produto ou objeto descartável e substituível.

█ Quando o silêncio predomina diante de um problema crucial, com uma agravante do porte de colocar em risco centenas de preciosas vidas de serem humanos, então, e neste exato momento em que a sociedade deve refletir friamente, é quando o cidadão pode constatar e comprovar a negligência de nossos representantes, como sendo o crime de omissão de socorro, em todos os níveis (municipal, estadual e federal).

█ Quando o cidadão comum é vítima de todo este descaso pode concluir, com a máxima precisão, que este gesto de indiferença tem o mesmo significado de assassinato, é um vocábulo sinônimo de cumplicidade e carrega em suas entranhas parte da culpa por tantas mortes, no dia-a-dia, no trecho da BR-364, no estado de Rondônia, podendo, inclusive, todos estes mencionados omissos serem responsabilizados judicial e criminalmente, e serem julgados e penalizados na forma que determina os rigores da Lei, por todos os acidentes ocorridos e receber por parte do eleitorado o merecido desprezo, nas próximas e futuras eleições, como o pagamento merecido por tão grave descaso: o mesquinho e covarde silêncio que se chama negligência, com o significado de omissão e ausência de iniciativa para o socorro.

█ Não pretendemos fazer injustiças com outros políticos e amigos de nossa bancada estadual e federal, mas temos que registrar nesta oportunidade, aqui neste espaço, com o significado de PARABÉNS, sobre a luta constante do Senador Acir Gurgarcz, especialmente, no que tange à BR-364, como, também, pelo trabalho desenvolvido com vistas à viabilidade da BR-319, trecho Porto Velho-RO a Manaus-AM. Sua maior luta tem sido focada no sentido da duplicação da BR-364, especialmente no trecho Ji-Paraná a Cacoal.

█ Para a felicidade geral de todos, constatou-se que as obras estão em ritmo acelerado, mesmo se verificando a marcha lenta em alguns trechos, mas, ao bem da verdade, estão trabalhando.

█ Parabéns Senador Acir Gurgarcz por honrar com brilhantismo o seu mandato e trabalhar, com destaque nacional, como muito bem se pode constatar quando de sua passagem como presidente da Comissão de Agricultura do Senado e fazer oficialmente o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, biênio 2013/2014, com um montante de recursos financeiros na ordem de R$ 4,1 bilhões de reais, para financiar projetos produtivos comunitários, em terra firme e em tanques-rede.

█ Em contato com o Senador Valdir Raupp, por ocasião de sua participação no IV Encontro do Cooperativismo Rondoniense, realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-RO, no período de 24, 25 e 26 de outubro de 2013, na cidade de Cacoal-RO, quando questionado sobre vários assuntos este foi enfático em afirmar que o problema da BR-364 somente será equacionado quando for inaugurada a Ferrovia que liga a cidade de Vilhena a Porto Velho e para o Senador esta obra de suma importância para o estado de Rondônia já é uma realidade e que será inaugurada, no período de até dois anos.

█ Para o Senador Valdir Raupp tudo esta sendo feito no sentido de amenizar o problema, as obras de duplicação da BR-364 é uma realidade, os trabalhos se encontram em andamento, mas somente com a inauguração da Ferrovia mencionada as carretas sairão de circulação e a BR-364 passará a ter um fluxo normal, sem maiores problemas, e sem o congestionamento, como hoje se constata.

█ Nesta oportunidade, quero aqui neste espaço fazer, de público, um reconhecimento que considero muito justo e oportuno: parabenizar ao presidente da OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues de Souza, pela realização do maior e bem organizado Evento do Cooperativismo no Estado de Rondônia, “IV Encontro do Cooperativismo Rondoniense,” realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-RO, no período de 24, 25 e 26 de outubro de 2013, na cidade de Cacoal-RO, com a participação de toda a Diretoria e dos colaboradores do Sistema OCB/SESCOOP-RO, de Membros do Conselho Fiscal, titular e suplente, de presidentes e de Diretores da maioria das Cooperativas dos 13 ramos do Cooperativismo, de cooperados e de lideranças políticas, empresariais e de representantes da sociedade. Nossos parabéns.

PENSAMENTO PARA SE REFLETIR
Político de carreira acomodado é como cavalo de montaria, envelheceu e surgiu assaduras, aconselha-se descartar.

Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, Pós-Graduação (Lato sensu) pela FAO/UFRPE, em Tecnologia do Pescado; Pós-Graduação (Lato sensu) em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira, pela UNIR; com Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, pela UNIR; e Membro do Conselho de Administração do SESCOOP/OCB-RO 2013/2017.

E:mail- almeidaengenheiro@yahoo.com.br


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agromotores apoia o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O empresário Agnaldo Xavier Oliveira, proprietário da Empresa AGROMOTORES — tornou-se por seu arrojo e competência administrativa um empresário de s

Faperon-Senar apoiam o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)