Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

Dilma visita Rondônia: 'Stand-Up Comedy'


 

Dois transeuntes e moradores de Porto Velho conversavam depois de uma daquelas chuvas que costumam alagar toda a cidade e se esqueceram que tinha um velhinho curioso e perguntador ouvindo todo aquele bate-papo descontraído. Quieto e muito calado, o ancião que se fingia de sombra foi se soltando, após ouvir tudo que fora falado, tendo como tema principal a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado de Rondônia.

- É mesmo verdade que o prefeito de Porto Velho está agora acabando de receber o título de pior prefeito de Rondônia?

Indagou o velhinho, semi-escondido por trás de uma árvore.

- Verdade, sim senhor. E não é mentira não!!! Senhô. Os home pesquisa bem mesmo, senhô! É ruim, hem!!! Acabaram de revelar agora numa pesquisa muito séria que o prefeito de Porto Velho está indo receber o caneco, eu não sei onde, como sendo o pior prefeito municipal do estado de Rondônia. Isto não é pra qualquer um não!!! Senhô!!. É muita honra pro prefeito. E o povo que se ferre!! Né!!?

Respondeu o mais descontraído do bate-papo.

- Por que será que o prefeito de Porto Velho não consegue inaugurar uma obra sequer, umazinha só, só prá adoçar ao menos o bico da população que votou nele?!!. E a cidade está toda esburacada e alagada e ele tá conseguindo nem sequer recolher os lixos!!!? Ele diz que tá carregando a cruz do maledito que passou ante dele? Será que isto é verdade!?

Pergunta, insistentemente, o velhinho, com um tom de indignação.

- Quem mandou o prefeito assumir os erros do maledito que saiu e que enganou todos os seus eleitores. Os dois são farinha do mesmo saco. Esta resposta nós todos já sabia. Falar é muito fácil. Fazer são outros quinhentos. Quem não pode com o pote não pega na “ródia”. Isto já falava o meu bisavô, que já aprendeu este fraseado com o velho Tomé de Souza, aquele que fundou a Bahia e que se casando no mesmo dia fez que nem a raposa ... o resto vocês conhece. É muito imoral e nós não pode falar aqui, não senhô.

Afirma o mais descontraído do bate-papo.

- Assim quer dizer que o Dr. Mauro só tem blá-blá-blá?

- Você ainda tem dúvida? Blá-blá-blá é muito pouco. Deixa terminar os quatro anos de mandato dele, pra tu ver - se o povo aguentar até lá, prá ver se alguém ainda vai votar nele?

Afirma o caladão do papo.

- É mesmo verdade que a presidente Dilma está vindo para o interior de Rondônia  participar da entrega de documentos de terras e não quer nem falar em visitar a nossa capital, Porto Velho?

Falou o velhinho que ouvia toda a conversa.

- É verdade, sim senhô. Confirma um deles.

- E por que o prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro  não convida pra ela vir conhecer  a cidade e aproveita para ela inaugurar as suas obras?

Insistiu em saber novamente o velhinho.

- Taí!!! Uma boa pergunta. Eu não tinha pensado nisso!.

Arremata o outro.

- Espere aí? Mas que obras o prefeito tem para mostrar para a presidente Dilma, se ele afirmou que aqui se parece com um canteiro de obras inacabadas?

Questiona um dos interlocutores do bate-papo.

- Se o prefeito quisesse mesmo fazer bonito e impressionar de uma vez a presidente Dilma, era somente mostrar para ela ver todas as lagoas da cidade e dizia para ela que isto é um baita  projeto para criação de peixe. Ora!!!. Ora!!!!. Um projeto da Secretaria de Agricultura, com apoio da Colônia de Pescadores e da Federação dos Pescadores. É só dizer que já é um sucesso e ela vai acreditar!!! É só contar a história bem contada, que não dá outra, ela ainda vai mandar liberar ainda uma boa dinherama pra comprar os “zelevinos” e comprar os alimentos.

- Que idéia boa, senhô!!!. Eu também não tinha pensado nisso, home de Deus!!!.

- E o quê mais o prefeito poderia mostrar para a presidente Dilma?

Pergunta, mais uma vez, o ancião perguntador.

-Ora!!!. Ora!!!. É muito fácil mostrar tudo. Ter o que mostrar é o que não irá faltar.

- Como assim? Mostrar o quê?

Questiona o mais idoso.

Vejam a fartura de obram que ele pode muito bem mostrar para a presidente Dilma. Mas tem que ser bem sincero e dizer que estas obras são dos dois prefeitos: o que passou, aquele do bigode de rato, o que construiu os viadutos, e do atual:

·         a Rua Surubim, uma das melhores e mais bonitas do Bairro da Lagoa;

·         os viadutos inacabados que passaram o rodo na dinheirama e estão fazendo muito sucesso na televisão;

·         as crateras da rua da Beira, que agora é que estão ficando bonitas;

·         os buracos da cidade cheios de água, principalmente à noite, se parece com a cidade de Veneza;

·         passear com a presidente de canoa nas Ruas da cidade, após uma boa chuva;

·         levar pra conhecer a Rodoviária e inclusive ela pode até usar aquele banheiro, cheirooooso, ela vai gostar;

·         mostrar o Porto do Cai N’Água, especialmente, em dia de feira-livre;

·         mostrar a Feira do Produtor Rural que ela vai até querer fazer umas comprinhas;

·         mostrar os nossos lixos boiando, após uma grande chuva.

- Mas tu tens certeza que a presidente vai gostar?

- Gostar eu não sei, não!!?. Mas eu tenho certeza que ela vai sair daqui correndo e não vai nem querer vir aqui pedir votos na próxima eleição. Isto, eu não tenho nenhuma dúvida.

Complementa o mais novo do bate-papo, com um sorriso cínico e com ar de desprezo e descontração e a certeza de que não irá se enganar.

Em conformidade com os resultados de uma pesquisa realizada, através do Instituto Phoenix e Consultores Associados, e divulgada no início de dezembro de 2013, quando apontou os dez (10) piores prefeitos do estado de Rondônia, onde aparece o prefeito da cidade de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif, (PSB) em 1º lugar com uma taxa de rejeição em torno de 90% dos munícipes da cidade. O prefeito eleito há quase um ano (12 meses) é apontado em primeiro (1º) lugar nesta lista — como o primeiro colocado e, portanto, com o título de pior prefeito do estado de Rondônia.

Para tanto, estamos ilustrando com o resultado da pesquisa realizada pelo mencionado Instituto Phoenix e Consultoress Associados para que todos conheçam os demais prefeitos que, também, deverão receber o PRÊMIO OS DEZ MAIS PIORES PREFEITOS DO ESTADO DE RONDÕNIA.

PRÊMIO OS DEZ MAIS PIORES PREFEITOS DO ESTADO DE RONDÕNIA

Dilma visita Rondônia: 'Stand-Up Comedy' - Gente de Opinião

Instituto Phoenix e Consultores Associados
 

E-mail: almeidaengenheiro@yahoo.com.br

Antônio de Almeida Sobrinho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agromotores apoia o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O empresário Agnaldo Xavier Oliveira, proprietário da Empresa AGROMOTORES — tornou-se por seu arrojo e competência administrativa um empresário de s

Faperon-Senar apoiam o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)