Domingo, 11 de setembro de 2011 - 18h34
█ Para se explorar racionalmente o potencial aquícola do estado de Rondônia torna-se necessário a estruturação, dinamização e fortalecimento das atividades da pesca e da aquicultura, em níveis de produtor rural, de populações tradicionais ribeirinhas e de entidades governamentais e não-governamentais, sob a coordenação política do Governo Estadual para se evitar desperdícios de recursos financeiros, com o paralelismo de ações e a ineficácia dos serviços desenvolvidos.
█ Quando o Estado se torna o principal indutor de ações para viabilizar a gestão necessária de políticas públicas, com planejamento participativo ajustado às peculiaridades regionais, este possibilita a implementação de programas e projetos voltados para estruturar os elos da cadeia produtiva e, daí, resulta na exploração racional de recursos naturais renováveis, de forma sustentável, com produção de alimento, com geração de emprego e renda, inclusão social e segurança alimento.
█ Quando o Governador Confúcio Moura ficou inteirado do potencial aquícola que Rondônia dispõe, safra 2009/2010, em torno de 10.000 toneladas de pescado, contrastando com o potencial estimado de 250.000 toneladas de pescado/ano, com certeza que levou um susto, e não deu pra entender nada e deve ter se questionado sobre os porquês que se escondem por trás dos bastidores dos desmandos administrativos, tendo como resposta automática a inexistência de diretrizes e de políticas públicas para fortalecer os setores produtivos da pesca e da aqüicultura no estado de Rondônia.
█ Neste contexto, pode-se muito bem se imaginar e tentar compreender a aflição e a decepção do próprio Governador Confúcio Moura ao saber os verdadeiros motivos que levaram a tudo isto: descaso, descaso, com ausência de conhecimento e falta de respeito para com a população de Rondônia que merece algo mais de seriedade no que tange a responsabilidade administrativa e o trato com a coisa pública.
█ A COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia, em parceria com entidades governamentais e não governamentais, estará ministrando no período de 19 a 24 de setembro de 2011, o Curso Básico Aquicultura de Água Doce, no horário de 19h:00 às 22h:30, de segunda-feira a sexta-feira, e no sábado, dia 25, será realizada uma excursão para que os participantes deste evento conheçam o lago artificial da UHE Samuel, no município de Candeias do Jamari, provável cenário de um dos maiores projetos de piscicultura da região, em tanques-rede. No término da excursão ocorrerá a confraternização com um almoço de confraternização em um restaurante do município de Candeias do Jamari, às margens do rio Candeias.
█ Este Curso Básico Aquicultura de Água Doce terá um enfoque todo especial sobre os fundamentos e conceitos técnicos sobre a ITAPCC – Incubadora Técnológica Aquícola para Produção de Pescado que já está sendo implementada no estado de Rondônia, quando todos terão oportunidades em se inteirar sobre esta modalidade de piscicultura comunitária, muito prática, eficiente, rentável e necessária.
█ Para participar do processo de criação de peixes no sistema individual ou coletivo, no sistema de ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado, o prezado leitor deverá entrar em contato com a COOMAPEIXE e a Pacas Engenharia Ltda, através dos seguintes contatos, abaixo explicitados. Quando você fizer a sua inscrição e participar deste evento e tenho certeza que você irá se interessar para desenvolver a criação de peixes, mesmo sem ter um PALMO DE TERRA. Faça o teste e veja se você vai resistir em ficar fora deste empreendimento, considerado como o negócio da China.
█ Como o produtor rural e os membros das populações tradicionais ribeirinhas podem ter acesso a esta tecnologia aquícola?
Torna-se muito fácil. Os pré-requisitos necessários para se tornar um piscicultor de sucesso, sem ser explorado pela ação dos aproveitadores de plantão, são muito simples e factíveis:
█ Se você tem uma propriedade rural e quer saber se esta poderá ser aproveitada para produzir alimento, a exemplo da criação de organismos aquáticos, especialmente peixes, procure falar com pessoal da COOMAPEIXE e fique inteirado de todos os detalhes para se tornar um cooperado e, depois, passar a desenvolver atividades afins para produção de pescado e aproveitar racionalmente a aptidão de sua propriedade.
█ Dentre as atribuições da COOMAPEIXE, explicitadas em seu estatuto social, aparece uma série de serviços que deverão ser oferecidos aos grupos que estão se formando, com as seguintes modalidades de demandas de fundamental importância para que estas células que irão ser constituídas tenham realmente sustentabilidade nos aspectos tecnológico, ambiental, econômico e social.
█ Cada grupo formado é constituído no formato de ITACPP e receberá a devida assistência técnica da cooperativa, nos seguintes aspectos:
A COOMAPEIXE E A PACAAS ENGENHARIA LTDA. ESTÃO DE MÃOS DADAS PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES AMBIENTAIS E PARA PRODUÇÃO DE PESCADO, EM SISTEMAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIOS.
Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, com Mestrado em Desenvolvimento Regionale Meio Ambiente. almeidaengenheiro@yahoo.com.br (69) 8111-9492 e (69) 8446-1730
Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia
O empresário Agnaldo Xavier Oliveira, proprietário da Empresa AGROMOTORES — tornou-se por seu arrojo e competência administrativa um empresário de s
Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia
O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de
Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas
Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal
Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona