Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

Governo e COOMAPEIXE ensinam como criar peixe


Governo e COOMAPEIXE ensinam como criar peixe - Gente de Opinião
█ No período de 3 a 8 do corrente mês, estará sendo ministrado um Curso Básico Aquicultura de Água Doce, no horário de 19h:30 às 22h:30, no Auditório da CEPLAC, para um público formado de cooperados da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia, populações tradicionais ribeirinhas, produtores rurais, piscicultores e interessados de um modo geral.

█ Para que o prezado leitor fique inteirado do principal objetivo do Curso Básico Aquicultura de Água Doce, passaremos a dar alguns detalhes do conteúdo programático deste evento:

█ No que tange à Políticas Públicas, teremos a oportunidade em assistir ao relançamento do PPA-P – Plano Plurianual Participativo (2012-2015), com a palestra do próprio Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Rondônia, GEORGE ALESSANDRO GONÇALVES BRAGA, com o tema “Políticas e Estratégias para o Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado de Rondônia.

█ No campo do Cooperativismo, será dado um enfoque todo especial tendo como público alvo o produtor rural e o piscicultor e o tema central é o “Papel do Cooperativismo no Desenvolvimento Socioeconômico do Setor Primário do Estado de Rondônia”, e o palestrante é VICENTE RODRIGUES DE MOURA, Coordenador Geral de Apoio à Governadoria do Estado de Rondônia – CGAG, com Graduação e Especialização em Cooperativismo, reconhecido como uma das maiores autoridades no assunto do Estado, o como prova material de que realmente o slogan do Governo do Estado “O GOVERNO DA COOPERAÇÃO” realmente funciona.

█ Por outro lado, buscou-se a complementação do conhecimento científico sobre o cooperativismo, na pessoa do Presidente da OCB – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia, SALATIEL RODRIGUES DE SOUZA, uma vez que o sistema ITACPP tem como filosofia o trabalho de grupo, de forma participativa e harmonizada, onde os incubados vão estudando e fazendo, fazendo e aprendendo, aprendendo e produzindo.

█ No campo da metodologia técnica adotada no sistema de criação de peixes em incubadora – ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado será dado um enfoque todo especial, no âmbito da essência sobre incubadora, sendo o palestrante o AMARILDO PINHEIRO VIRGULINO, Economista, com Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e com um larga folha de serviço prestado à Amazônia sobre produção projetos sustentável, através do sistema de INCUBADORA, com prioridades para:

• Conceitos e Fundamentos sobre Incubadora;

• Princípios Básicos e Fundamentos do Sistema Comunitário de Produção de Pescado;

• Direitos e Deveres Necessários para Viabilidade Técnica e Econômica do Sistema ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado.

█ Quanto ao tema principal “AQUICULTURA DE ÁGUA DOCE” iremos fazer um resgate histórico da aqüicultura regional e, ao mesmo tempo mostraremos os diversos estágios da aquicultura estadual e regional, com destaque para a PISCICULTURA, em seus diversos sistemas, e culminando com os sistemas de ITACPP –Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado, em terra firme e em tanques-rede, e a viabilidade da incorporação de área degradadas e/ou alteradas e do potencial de águas de domínio público, ao processo produtivo de produção de pescado, como mecanismo para elevar a produção de pescado de 10.000 toneladas, safra 2009/2010 para 80.000 toneladas, safra 2014/2015.

█ Se você, prezado leitor, tem curiosidade em conhecer as técnicas de criação de peixes, em terra firme e em tanques-rede, sugerimos que participe deste evento e quem sabe muito breve você poderá se transformar em um piscicultor de sucesso.

█ Este Curso Básico AQUICULTURA DE ÁGUA DOCE pretende fazer a devida qualificação técnica dos seis (6) grupos que estarão sendo incubados, no total de sessenta (60) novos empreendedores, futuros piscicultores, que já estão praticamente formados, todos como cooperados desta entidade cooperativista, devidamente em dias com suas obrigações estatutárias, e decididos a participar de cada formação.

O QUE FAZER?

A ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado vai funcional de uma maneira fenomenal, com produção de pescado em massa, com uma formação de grupos com dez (10) pessoas, devidamente selecionadas, com pessoas com comprovada idoneidade moral, interessados em aprender as técnicas de criação de peixes, no formato de INCUBADORA, com uma produção esperada de 222 toneladas de pescado, com duas (2) safras/ano.

█ No decorrer do evento, você vai concluir que só através da filosofia do cooperativismo poderemos obter êxito em nossos empreendimentos e alcançaremos os objetivos traçados e os resultados esperados de todos estes esforços concentrados, em busca da consolidação da piscicultura no Estado e Região.

█ Se você, prezado leitor, ainda, não é cooperado da COOMAPEIXE, não perca tempo, venha engrossar as fileiras de nossa entidade e, além de você se tornar sócio do empreendimento, você poderá se transformar num piscicultor de porte médio ou até de grande porte, e passar a ser o próprio dono de seu negócio.

█ Não é fácil se sonhar com as seis (6) dezenas da mega-sena, jogá-las e ganhar o prêmio sozinho, e se tornar um milionário, do dia para a noite.

█ Oportunidades acontecem, porém, não se repetem com frequências. Para se tornar um piscicultor de verdade, a fórmula é muito fácil: a resposta está em seu interior, e é somente você querer.

█ Se você já é cooperado da COOMAPEIXE, procure-nos, na sede social da entidade, para que você fique inteirado das últimas novidades, e aproveite para saber como estão as pendências ou mesmo a tua situação, no que tange a compromissos estatutários.

█ Caso você, ainda, não esteja no quadro de cooperados da COOMAPEIXE, torne-se a partir de agora um cooperado de sucesso e participe de um desses grupos dos DEZ, e faça parte de uma ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado.

█ Se você já é cooperado, procure ficar em dias e atualize suas pendências, como pagamentos de taxas e outros, ao mesmo tempo, se inteirar sobre os projetos que você pode participar.

█ O Curso Básico AQUICULTURA DE ÁGUA DOCE, no período de 3 a 8 de outubro de 2011, no Auditório da CEPLAC, Avenida Jorge Teixeira, nº 86, antes do Trevo do Roque, em Porto Velho, RO.

Nosso endereço: Av. Calama, nº 1789, Bairro São João Bosco, Porto Velho – Rondônia.

E-mail: almeidaengenheiro@yahoo.com.br
Celular: (69) 8111-9492 e (69) 8446-1730
____________________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca, com Pós-Graduação em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Presidente da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agromotores apoia o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O empresário Agnaldo Xavier Oliveira, proprietário da Empresa AGROMOTORES — tornou-se por seu arrojo e competência administrativa um empresário de s

Faperon-Senar apoiam o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)