O presidente da Soph, José Ribamar da Cruz Oliveira, assegurou hoje pela manhã que não haverá risco de desabastecimento de combustíveis na capital em decorrência da cheia do rio Madeira. Ele informou que todo o sistema da Petrobrás está utilizando as dependências do Porto Organizado para que Porto Velho e região continuem a ser abastecidas normalmente. Disse ainda que também está atendendo a parte dos serviços do porto Passarão e que lamentavelmente não há disponibilidade física para atender a toda a demanda.
Oliveira esclareceu que também está estudando a possibilidade de atender às demandas de urgência do sistema de balsas que opera na BR-319, onde está sendo construída a ponte. É que aquele transporte foi desativado em função da cheia e ao grande volume de troncos arrastados pela força das águas, o que coloca em risco a segurança dos usuários. O dirigente também atendeu aos empresários da balsa, que pediram ajuda à Soph para possibilitar pelo menos a travessia de ambulâncias e algumas cargas exclusivamente de interesse público.
Com relação ao abastecimento de combustíveis é muito importante o esclarecimento do presidente da Soph. É que começam a correr como um rastilho de pólvora na cidade boatos de que haverá desabastecimento. Isso pode tumultuar a vida da população, provocando uma desnecessária corrida aos postos, fomentando a ação de eventuais aproveitadores, como sempre acontece. Oliveira esclareceu que possivelmente será necessário desativar o cais flutuante, pelo risco provocado pelos entulhos que descem pelo rio. Um grande trabalho de remoção está sendo realizado, mas pode ser que se torne necessário esperar que as águas baixem um pouco. Mas a rampa continuará operando e é por ela que vão chegar os tanques de combustíveis.
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)