Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Documentos exibidos por Hermínio mostram apenas a medida de sua cara de pau


O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, teve o cuidado de informar aos jornalistas presentes à sua coletiva de sábado, que falta pouco para serem normalizados os pagamentos da mídia. Ele esclareceu que já foi selecionada a empresa vencedora da licitação e em torno de 30 dias os pagamentos, suspensos desde setembro, quando expirou o contrato, poderão ser efetivados.

O que isso tem a ver com as denúncias que apresentou contra o governador e sua família? Tudo. É claro que ele precisava de um ambiente favorável para não ter que explicar porque somente agora resolveu exibir as cópias dos cheques datados todos eles de junho e julho de 2011.

E porque tamanha urgência depois de tanto tempo? E porque justamente num sábado? Se ele mesmo acreditasse haver algo de verdadeiro no que apresentou, porque não convocar a imprensa para acompanha-lo ao Ministério Público ou à Polícia Federal para apresentar a denúncia e exigir providência?

A resposta é uma só: o deputado pode ser doido, mas não é besta. Sabe muito bem que os cheques são sobejamente conhecidos na esfera judicial. Emitidos pela empresa Multimargem, do ex-secretário adjunto da Saúde, José Batista, os cheques foram apreendidos pela operação Termópilas e integram o processo que levou Batista em cana e produziu o mandado de prisão de Valter Araújo, até hoje não cumprido. E a carta-denúncia apócrifa é claramente forjada.

É curioso observar a adoção de critérios muito seletivos para o combate à corrupção: Hermínio Coelho ataca o governo, mas defende a deputada Ana da Oito, que confessou ter participado da quadrilha. Da mesma forma, as manifestações contra a deputada poupam os demais envolvidos.

A verdade é que a imagem de Hermínio Coelho na coletiva mostra claramente alguém literalmente extasiado pelo paroxismo histérico provocado pela denúncia. Isso foi interpretado, no domingo, por gente normalmente bem informada, como sintoma de uma situação quase desesperadora vivida pelo deputado. As explicações são várias:

A - Ele estaria sendo instrumentalizado por setores oposicionistas, aí incluídos José Batista e gente ligada a Valter Araújo.

B - A proximidade do fim do mandato na Presidência e a consciência da queda inexorável.

C - A perspectiva de ser obrigado a demitir pelo menos 800 comissionados para fechar as contas e escapar da lei de responsabilidade fiscal.

Não acredito serem verdadeiros os insistentes boatos que apontam, como um dos motivos do teatro armado por Hermínio, dívidas milionárias de jogo cujos credores teriam começado a cobrar, conscientes de que, fora da presidência, ele não terá como pagar.

É esperar para ver.

E MAIS:

1 - ARENA – O leitor Carlos Alberto F. de Lucena pergunta: Como é que Sarney considera uma impropriedade política o anúncio da refundação da Arena em um país que aceita conviver com um partido como o PT? Não sei. Melhor perguntar lá no posto Ipiranga.

2 - CONSOLO – O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, anda se insinuando para ocupar, por indicação do PT, uma vaga no primeiro escalão do governo Confúcio Moura, Agricultura ou Educação. Mas os peemedebistas não precisam começar a se descabelar. Afinal, o ex-prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes também era candidatíssimo a uma Secretaria de Estado. Calma gente!

3 - DISTÂNCIA – Este blogueiro encontrou Raimundinho Nonato, do PT e do Conselho Estadual de Saúde, no auditório do Tribunal de Contas, durante a posse de Williames Pimentel. Com seu jeitão truculento ele foi logo observando: “Você desapareceu, há muito tempo não lhe vejo”. Como parecia me acusar de estar fugindo, não pude deixar de responder: - “Pois é. Mas, como você pode observar, a distância nos fez bem. Melhor manter assim...”

4 - MUDANÇA – Importantes setores do PT nacional começam a falar a cada dia mais claramente naquilo que até bem pouco tempo só se ouvia em sussurros conspiratórios: a necessidade de uma mudança radical no comando da sigla. Acredito que a presidente Dilma Roussef também pensa assim, já que parece agir cada vez mais em direção contrária à que esperam os líderes partidários..

5 - FAZ SENTIDO – A verdade é que aos paulistas que dominam o partido insistem em contrariar o que recomenda o bom senso. Com isso, transformam o PT em PB – Partido dos Burros. Faria muito bem ao partido, por exemplo, comemorar a posse de Joaquim Barbosa na Presidência do Supremo. Negro, de origem humilde e indicado por Lula. Não pode haver melhor instrumento de propaganda para o partido. Mas o comando, numa demonstração de asnice suprema, decidiu ficar a favor de um pequeno grupo de ladrões. Uma pena.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cegueira da estupidez

A cegueira da estupidez

Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do  princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro  ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)