Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Espaço Alternativo: Obras prosseguem apesar da Infraero


O Governador Confúcio Moura visitou ontem as obras que prosseguem aceleradas no novo espaço alternativo, na avenida Jorge Teixeira, apesar das manifestações contrárias à obra protocoladas no Ministério Público Federal pela Infraero e Aeronáutica. Ambos reclamam não terem sido consultados e, por absurdo que pareça, dizem estar preocupados com a segurança da população que utiliza o local.

Tal preocupação é realmente surpreendente, especialmente partindo da Infraero que “nunca registrada na história desse país”, como diz aquele imbecil que nos considera a todos rematados idiotas, não sem alguma razão, considerada a opinião dos que dizem votar nele. Preocupação com a população é algo que jamais tirou o sono da Infraero. Basta observar os infindáveis atrasos nos voos, a majoração escandalosa das tarifas e as obras nos aeroportos, como em Brasília e Cuiabá, no mais perfeito estilo “dane-se o público”.

 Tem, de fato, procedência a argumentação sobre os riscos da iluminação do Espaço Alternativo para pousos e decolagens de aeronaves. Mas a Infraero está exigindo que o governo do estado se responsabilize por sua própria inoperância. É que até hoje os pousos e decolagens no Aeroporto “internacional” Jorge Teixeira são realizados pelo sistema visual, já que o controle por instrumentos parece jamais ter sido instalado.

Vale lembrar também que não é a primeira vez que o comando da Aeronáutica tenta obstacular o desenvolvimento de obras de grande importância para a capital. Quando foram iniciados os trabalhos do projeto para a construção do anel viário (Arco Norte) pelo DNIT, o comando da Aeronáutica foi consultado e documentou a autorização para a utilização de uma área sob seu domínio para a passagem da via. Acontece que mudou o comando em Porto Velho e o dito acabou ficando pelo não dito. Os trabalhos somente prosseguiram depois que a deputada Marinha Raupp conseguiu autorização do ministro da Aeronáutica.

E a iluminaçãodo espaço alternativo pode efetivamente aumentar o risco de acidentes aéreos. Isso aconteceu em Boa Vista, onde uma aeronave desatenta quase realizou um pouso na avenida de acesso ao aeroporto. Mas não deixa de ser absurda a tentativa de obrigar a população da capital a continuar usando uma via urbana para caminhar e abrir mão de uma grande benfeitoria por conta disso.

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cegueira da estupidez

A cegueira da estupidez

Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do  princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro  ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)