Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica


Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica - Gente de Opinião
 
A já complicada contabilidade eleitoral dos partidos políticos rondonienses está sendo forçada a incorporar uma importante variável em seu planejamento. A precariedade das informações não permite estabelecer com alguma segurança quem poderá ser candidato e quem será barrado no baile pela ficha suja.
 
Sem contar deputados estaduais e vereadores obrigados a antecipar aposentadorias e tentar legar eventuais patrimônios eleitorais para familiares, dois expoentes do cenário político local dividem opiniões das torcidas. Expedito Júnior e Rubens Moreira Mendes polarizam apostas e estimativas inclusive de juristas. Mas certeza mesmo não existe.
 
O caso mais instigante é o do ex-senador Expedito Júnior que, segundo o que estabelece a legislação, poderá ser eleito para qualquer cargo que pretenda disputar. Mas não poderá ser candidato. Explica-se: sua ficha torna-se limpa dias antes das eleições, o que lhe poderá assegurar o direito de eleger-se. Mas para candidatar-se ele será obrigado a obter o registro junto ao TRE, o que não será permitido, pois continua cumprindo a pena de suspensão dos direitos políticos.
 
Advogados de sua torcida organizada são de opinião que Expedito leva vantagem em relação a Moreira Mendes, cujo caso ainda depende de julgamento em Brasília. Ou seja: Moreira Mendes está entrando, enquanto Júnior encontra-se na reta de chegada. Só acontece que Expedito Júnior somente poderá concorrer caso consiga obter uma liminar que o autorize. Mas qualquer liminar seria frontalmente contrária ao que diz a legislação. Durma-se.
 
Existe ainda outro complicador: enquanto Moreira Mendes integra a base parlamentar do governo, Expedito Júnior é do PSDB de Aécio Neves. Pode não ser nada, mas, a considerar as recentes manifestações do Judiciário sobre a questão, pode ser tudo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cegueira da estupidez

A cegueira da estupidez

Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do  princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro  ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)