Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Greve na Sefin aumenta arrecadação do Estado


Explicações decerto haverão de existir. O sindicato da categoria certamente vai esclarecer que o crescimento da arrecadação estadual ocorre normalmente nessa época do ano, que é uma situação sazonal, que os efeitos da paralisação somente serão sentidos a partir de janeiro e coisa e tal. Mas por enquanto o que ocorre - e os números mostram claramente – é exatamente aquilo que diz o velho ditado: “não falte ao trabalho, pois seu chefe pode descobrir que você não faz falta”.

A greve dos técnicos tributários começou no dia 05 de setembro. A arrecadação estava em declínio. Caiu 5% em julho e 2,94% em agosto. Surpreendentemente a situação começou a mudar exatamente em setembro, quando a elevação comparada a igual período de 2011 foi de 6,62%. Em outubro, o aumento foi de 16,03% e a previsão aponta para o fechamento de novembro crescimento de no mínimo 11%. Fazer o quê? Os números estão aí. Confira o quadro:

MÊS

2011

2012

VARIAÇÃO

JULHO

255.157.192,03

213.901.774,98

- 5%

AGOSTO

222.005.432,64

215.489.361,26

- 2,94%

 

 

INÍCIO DA GREVE

 

SETEMBRO

213.097.637,67

227.629.060,81

6,82 %

OUTUBRO

202.231.684,89

234.643.742,96

16,03%

NOVEMBRO (*)

217.070.962.27

240.948.768,12

11,00%

(*) – O valor correspondente ao mês de novembro é estimado
 

Não deixa de ser até engraçado, mas a situação indica a necessidade de uma mudança estratégica da ação do sindicato: “se não atenderem nossas reivindicações, nós voltamos imediatamente a trabalhar até que o governo resolva negociar”. Há quem sugira mesmo o aluguel de um carro de som para colocar na porta do sindicato. A música pode ser a mesma, insuportável, que atormenta hoje a vida dos demais servidores e do público na entrada da Sefin, com uma ligeira variação: ainda bem que vocês não estão “fazendo nada, nada, nada, nada...”

 

Hermínio confirma blog e
demite 200 na Assembleia

Release da Assessoria de Imprensa da Assembleia confirmou ontem o que este blogueiro já vinha anunciando há dias. Como nossa imprensa não dá confiança a um nanico como o www.blogdocha.com.br, nada foi dito, nem foi perguntado. Pois bem: como agora é oficial, pode ser lido em todos os veículos que:

“O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), anunciou hoje (29) a demissão de aproximadamente 200 (duzentos) servidores do quadro comissionado, em cumprimento a adequação aos índices permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Segundo ele, a diminuição dos repasses constitucionais, acabou tecnicamente implicando também na questão do quantitativo permitido para gastos com pessoal”.

Na verdade, foi o próprio Hermínio Coelho o patrocinador desse desarranjo, quando promoveu a contratação de quase 1500 servidores comissionados para barganhar com os deputados em troca de apoio. E todo o escândalo que promoveu nos últimos dias visava apenas forçar o governador Confúcio Moura a elevar o percentual orçamentário de repasses para a Assembleia, tecnicamente chamados de “duodécimos”.

Vale lembrar que a legislação estabelece um percentual mínimo, mas permite sua elevação a critério do Executivo. O governador, contudo, não aceitou a chantagem do deputado e ele, mesmo chiando mais que panela de pressão em fogo alto, teve que se submeter à adequação das contas, sob pena de ser pego pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Fonte da Assembleia assegura que esses 200 correspondem apenas à primeira leva. Outras virão.

Nuvens sombrias apontam perigosamente no horizonte eleitoral do ilustre e combativo parlamentar.


 

VEJA MAIS:
 

1– JULGAMENTO – Entra na pauta do TRE, nos próximos dias, o julgamento de um processo contra o ex-governador e atual senador Ivo Cassol por crime eleitoral. Nada que Fátima Cleide possa ainda comemorar. Mas a fila começa a andar.

2– ESCÂNDALO – Zé Simão às vezes acerta na veia. Ele diz agora que os escândalos no PT são parecidos com lenços de papel: você tira um da caixa e logo aparecem vários outros.

3– DEBANDADA – A situação na Assembleia está começando a ficar daquele jeito que vaca não reconhece bezerro. As mudanças estão começando a acontecer no próprio gabinete do presidente. É certa a substituição do meu amigo Carlinhos Neves na Assessoria de Imprensa. E fala-se na saída de Sílvio Persivo da chefia de Gabinete.

4– APLAUSOS – Os aplausos recebidos pelo novo titular da Saúde, williames Pimentel, na Assembleia, nem de longe se aproximam da repercussão positiva obtida com as mudanças na Agevisa. Tem empresário com bolhas nas mãos de tanto bater palmas.

5– SEBRAE– O afastamento de Pedro Teixeira do comando do Sebrae/RO não foi uma decisão unilateral da Presidência do Conselho. A recomendação veio de Brasília, o que torna muito mais complicadas as articulações e contatos que ele vem mantendo na tentativa de voltar ao cargo com o apoio dos conselheiros.

6ESFORÇO – Pedro Teixeira está inclusive em Brasília, onde tenta reverter a situação junto ao Sebrae Nacional. Consta que não vai conseguir. Melhor seria ter economizado tempo e dinheiro das passagens.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cegueira da estupidez

A cegueira da estupidez

Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do  princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro  ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)