A fama de Mauro Nazif nessa área já não é lá essas coisas. Em todas as campanhas políticas que enfrentou o descaso com a limpeza de sua clínica particular sempre foi objeto de ataques dos adversários. Quem não se lembra da fotomontagem publicada na primeira página de um jornal da capital mostrando a fachada da clínica rodeada de urubus?
Pois não é que aquela publicação condenável está ameaçando se tornar realidade em toda a cidade? É que o prefeito parece disposto a fazer com que a Marquise desista do contrato à força, por não suportar a falta de compromisso da Prefeitura com os pagamentos pelos serviços. Coisa de besta. Antes de abandonar o contrato a Marquise pode infernizar a vida do portovelhense, que já não anda lá muito satisfeita com a Prefeitura, três meses passados da posse. Para a população a situação está ainda pior do que aquela deixada por Roberto Sobrinho, coisa que todos consideravam difícil.
A Marquise informa que já estão em Porto Velho mais dois caminhões compactadores da frota destinada à coleta de lixo em Porto Velho. Com isso, subiu para 19 o número de compactadores que fazem o trabalho na Capital. Os dois caminhões são parte dos compromissos assumidos pelo diretor de Operações do Grupo Marquise, Hugo Nery, na audiência pública realizada na Câmara. A empresa também melhorou o serviço e zerou o número de reclamações, conforme compromisso então assumido por Nery. . Todo esse esforço, no entanto, pode ir por água abaixo, caso a prefeitura de Porto Velho insista em não pagar pelo serviço prestado, como vem fazendo há seis meses, levando a Marquise a acumular prejuízos que já beiram os R$ 9 milhões.
É aí que a coisa pega, pois a Prefeitura prefere continuar apertando a porca mesmo sabendo haver risco de a rosca espanar. Não é por aí. A empresa pode ser levada a adotar uma espécie de operação padrão, restringindo seu trabalho ao que estabelece o contrato. Por ele, a Marquise deve coletar seis mi e noventa e cinco toneladas de lixo por mês, mas a produção de lixo em Porto Velho subiu para perto de 10 mil toneladas de lixo, mais cinco mil toneladas de resíduos recolhidos por empresas terceirizadas (disque-entulhos, poda de árvores). O que vai fazer então o coordenador municipal de Limpeza Urbana, Francisco Carlos Prado, gestor do contrato, com o lixo excedente? Deixar nas ruas? O coordenador já tentou inclusive buscar respaldo no TCE para manter o calote, mas não conseguiu.
Interessante é que para alguns sites a preocupação com o risco iminente parece passar longe. O Rondonoticias, por exemplo, publicou matéria requentando o que já foi falado sobre o assunto, para defender Mauro Nazif e dizer em manchete que a “Prefeitura decide não pagar a Marquise pelo péssimo serviço de coleta de lixo”. Não é o que pensam seus leitores, que pelo visto têm muito mais juízo do que o autor da matéria. Eis o que dizem os comentários postados no próprio site:
QUE PREFEITO SEM NOÇÃO! O SERVIÇO DA MARQUIZE NÃO ESTA PESSIMO COISA NENHUMA. PORQUE TANTA EMPLICANCIA COM A MARQUIZE DR MAURO NAZIF? PARA DE FALAR E AGE MAIS! A MARQUIZE TÁ SEM RECEBER A 6 MESES. NÃO SOMOS TAPADOS E SABEMOS MUITO BEM DA REALIZADE DE PORTO VELHO.
· Gustavo Alves01/04/2013 16h:28
Até agora não vi ninguém da prefeitura se preocupar com os funcionários da empresa. Se está fazendo um bom serviço e sustentando várias pessoas, porque querem tanto suspender esses pagamentos e contrato???? Hoje mesmo eu li uma notícia falando que a empresa é uma das principais empregadoras de mão-de-obra de refugiados haitianos na capital rondoniense. Isso ninguém fala né?!!!
· Lucimar O. Silva01/04/2013 14h:47
Prefeito, vai procura o que faze. Tem coisa mais importante pra se preocupa. A coleta de lixo tá funcionando sim.
· eliane cristina01/04/2013 14h:45
não entendo a preocupação do mauro nazife com a coleta de lixo, moro no bairro areal e lá a coleta tá em dias. Acho melhor o prefeito cuidar da manutenção das rua, dos buracos que estão em estado de calamidade, do viaduto, enfin, essas coisas. Acho que esse prefeito tem alguma empresa de lixo em nome de algum laranja e quer contratar essa empresa, só podi. Não acredito nessas reclamações que estão fazendo pois meus visinhos estão todos satisfeitos.
Boa tarde.
A coleta na minha região está em dias ha algum tempo, não tenho nada para reclamar. acho que a prefeitura está apelando. depois quem paga o pato é nós, a população de Porto Velho. porque não deixa o negócio que tá bom continuar assim? eu não entendo! deviam se preocupar em tapar mais os buracos nas ruas, porque isso sim está péssimo!
. Jair B. Luciano Luciano – Porto Velho
SR. Prefeito, o senhor fala tanto da empresa Marquise que não presta um bom serviço. Po acaso já tem outra empresa melhor? Muito fácil terminar um contrato. Agora resolver problema é outra coisa. Até a esta data a sua equipe não funcionou. Imagine, esperar outra empresa chegar. Até lá meu caro, já seremos caregados pelos ratos. Se está tão difícil resolver pequenas coisas imagina outros serviços. A sua equipe sentou e não levantou mais da cadeira. Está no poder é mais importante, e a competência e segundaria. Na minha rua o lixo está em dia.
Eliana Souza – Porto Velho
o prefeito tem que achar a melhor forma de resolver esse assunto, sem prejudicar a população. Pois nós estamos sendo prejudicados, muitas vezes ficamos com lixos acumulados na frente de nossa ksas e alem de ser ridiculo ainda temos que sentir o odor do lixo podre. Nessa hora queremos saber aonde estar a dignidade humana?
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)