O presidente estadual do PSD, deputado Moreira Mendes aplicou um solene emparedamento nas pretensões eleitorais do presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho que, se quiser, será candidato à reeleição e ponto final. A informação partiu de dentro do próprio gabinete de Coelho, de onde só se ouviu choro e ranger de dentes. Claro que após a saída de Moreira Mendes. Hermínio sabe que não tem para onde correr: ou sai a estadual ou não concorre a coisa alguma, advertência que veio acompanhada, segundo as mesmas fontes, de uma recomendação no sentido de que ele pare de falar bobagens e acusar o governador por qualquer coisa que lhe dê na telha. É que não está descartada a possibilidade do PSD negociar sua adesão à campanha pela reeleição de Confúcio.
Observadores da política rondoniense asseguram que o deputado federal pessedista está muito à vontade para decidir o próprio futuro político. Ele tem a certeza de que sua candidatura, qualquer que seja, não será obstaculada pela Justiça Eleitoral. Sabe que sua reeleição está assegurada, segundo todas as pesquisas disponíveis. E mais: sabe que pode surgir a possibilidade de voltar ao Senado, especialmente se Expedito Júnior não concorrer à vaga, por opção ou impedimento judicial. Experiente, o deputado sabe ainda que a candidatura da ex-senadora Fátima Cleide não emplaca e que o único adversário a ser enfrentado será o senador Acir Gurgacz, que terá o apoio do governador Confúcio Moura, mas não é palatável para significativa parcela do PMDB.
Moreira Mendes poderá ficar furioso com o amigo blogueiro, mas, como disse FHC, não dá perder a piada. Nem para deixar de comemorar a perspectiva de melhoria dos níveis de qualidade de nossa extremamente precária representação política no parlamento estadual, com o enquadramento desse ridículo matraqueador. Coisa que nem o Judiciário conseguiu ( ainda) fazer. Resta a esperança de que o eleitorado tenha juízo e o defenestre definitivamente do cenário político rondoniense em outubro.
Fonte: Carlos Henrique Ângelo
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)