Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

O general subiu no telhado



O ministro Cesar Borges, dos Transportes, prometeu à presidente Dilma Roussef um prazo de 30 dias para começar a promover mudanças em sua pasta. Por isso mesmo é que até agora o general Jorge Fraxe permanece no cargo de diretor geral do DNIT. Por isso também ele acompanha hoje os representantes da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado em visita a Rondônia. Fraxe vai fazer o que fez em sua visita aos senadores no final de março: vai apresentar-se liso e perfumado como um sabonete. Além de prometer como sem falta e faltar como sem dúvida.
 
O problema do general é que ele está continuamente oferecendo munição aos adversários. E o PR não esconde a ansiedade: quer indicar logo seu sucessor. Basta que o ministro leve a Dilma a relação dos fiascos do DNIT, especialmente na execução das obras do PAC, uma relação na qual está inserido todo o sistema viário federal de Rondônia. E a dramática situação de nossas rodovias poderá ser o empurrão que falta para o general cair do telhado no qual já subiu. E ele ainda poderá sair daqui com a orelha quente, por conta da esculhambação prometida pelo presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, que pretende levar a Ji-Paraná uma claque de Guajará-Mirim.  Vai ser engraçado.
 
 
E MAIS:
 
1 – Recebi, na última semana, a honrosa visita de um oficial de Justiça, portador de um daqueles irrecusáveis convites para audiência. O encontro, ao qual sou obrigado a comparecer sob pena de ser conduzido de forma coercitiva, ou  “debaixo de vara” – o que não deve ser lá muito agradável, embora muita gente goste – é obra da bela sub-chefe do Decom, Suely David. Solteiríssima, nos seus 39 anos, plena da dignidade que considerou violada, ela se considerou caluniada por um comentário aqui publicado sobre suas visitas à família em Ariquemes.
 
 2 - Não sei se a “Tia”, como é carinhosamente chamada, sabe disso, mas é bom que fique atenta para um instrumento legal chamado “Exceção da Verdade” pois poderá desencadear um enorme problema para o governo e para o departamento onde trabalha. Será que os processos de pagamento de diárias do Decom resistem a uma auditoria? Um monte de testemunhas afirma que não. O Artigo 139, parágrafo único, do Código Penal o define como “Ação que permite ao acusado por crime de calúnia ou injúria provar o fato atribuído por ele à pessoa que se julga ofendida e o processou por isso. Só pode ser utilizada quando o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício das suas funções”. Vamos lá.
 
3 - Sorria, você está sendo enganado. Circula na internet denúncia gravíssima e bem fundamentada contra o sistema eleitoral brasileiro. Mostra a fragilidade das urnas eletrônicas, que não resistem ao ataque dos especialistas, conforme ficou comprovado pela Universidade de Brasília. Uma urna com 478 votos foi invadida e 477 deles desapareceram. 

4 - Isso explica porque um candidato que aparece na frente em todas as pesquisas simplesmente desaparece nas eleições. Isso aconteceu aqui, com Oscar Andrade, a quem foram oferecidos 20 mil votos naquela disputa que elegeu Roberto Sobrinho. Pediram 300 mil reais. Ele recusou e decretou o próprio fracasso eleitoral. Oscar despontava como um dos primeiros, mas na apuração foi parar no fim da fila. Oscar reclama até hoje.

5 - Acredito que a única forma de salvar o sistema será a incorporação de uma impressora na urna digital. Como aquelas dos caixas eletrônicos. O eleitor vota, o sistema imprime um recibo que, depois de conferido pelo próprio eleitor, é depositado em uma urna, para possibilitar a recontagem em caso de indício de fraude. A ministra do STF, Carmem Lúcia, que atualmente preside o STE e que irá comandar as eleições de 2014, terá tempo, se começar agora, de acabar com a palhaçada eleitoral brasileira.

6 - Deu na coluna do Cláudio Humberto: “Para prevenir especulações maldosas, o presidente mais ou menos eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, deveria esclarecer que não veio ao Brasil comprar papel higiênico, que está em falta em seu país, com filas de virar quarteirão para tentar comprar um rolo”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cegueira da estupidez

A cegueira da estupidez

Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do  princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia

“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante

"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro  ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira

O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)