Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 - 10h30
Não sei quem está de plantão no TCE, mas deve ser alguém fortemente influenciado pelas manifestações dos ministros do Supremo no julgamento do mensalão.
Release do órgão “esclarece” que foram determinadas, em “tutelas antecipatórias inibitórias, a suspensão de cinco procedimentos licitatórios”. Não sei o que diabos significa isso, mas com certeza deve ser muito grave.
JURIDIQUÊS - Comentávamos certa vez, no café em que nos reuníamos aos domingos na praça Marechal Rondon em frente à banca de revistas do Juscelino, que o juridiquês é pleno de verbetes ameaçadores.
Elegemos um dos mais graves, o tal do “Interdito proibitório”, cuja tradução alguém disse ser “ação de preceito cominatório utilizada para impedir agressões iminentes”. Continuei sem entender, embora convencido de que é coisa da maior seriedade. Se você, leitor, se confrontar com algum, melhor contratar um advogado.
A PROPÓSITO: paramos de nos reunir depois que os comensais começaram a morrer. Primeiro foi Teobaldo Viana. Depois, um advogado paraibano baixinho cujo nome não me ocorre agora. Em seguida foi Manelão e Paulo Queiroz. Podia não ter coisa alguma com o café expresso do Juscelino. Mas, na dúvida...
PREVISÕES– Fim de ano é época das previsões. Videntes, numerólogos, astrólogos, babalorixás, todos, até Mãe Hermínia 7 Copas – a vidente do baralho – arriscam suas previsões, entre as quais sempre aparece uma como “vai morrer um político importante no mundo”. Não tem erro. Outra certeza: “protesto contra não sei o que vai fechar a BR”.
Acerta também o vaticínio quem prever uma nova operação da Federal. O planejamento começa pelo encarregado da pesquisa na velha Enciclopédia Britânica: - Achei um legal, chefe: Operação Onomatopeia!
- Muito bom. Mas o que é isso?
- Tá escrito aqui que é a imitação de um som com um fonema ou palavra.
- Entendi. Manda programar os computadores para a varredura de telefones. Qualquer “Hummm...” é suspeito. “Hum?” quer dizer “quanto?” e “Hummm!” é aprovação. “Huumm-hum!!!”, cumplicidade. Se pintar um “Uau!”, pode algemar.
- Começamos por onde?
- Vai ao TCU ou AGU, pega uma boa lista de indícios e chama um promotor. Ah! Dá uma passada no TCE. Quem sabe não tem por lá mais alguma tutela antecipatória inibitória? E não se esqueça de avisar a imprensa.
FALANDO SÉRIO: dá nojo essa conversa fiada de “Mexeu com Lula, mexeu comigo!” Desejo sinceramente que aqueles que pensam assim possam ir visita-lo na cadeia, se possível já no início de 2013.
Você, leitor, já ouviu falar do “Efeito Dunning-Kruger”? Trata-se do princípio definido em 1999, a partir do estudos de dois psicólogos americanos,
DNIT não cancela ponte Brasil-Bolívia
“Suspender é diferente de cancelar”, esclarece importante autoridade ligada ao gabinete do senador Confúcio Moura. É o que também deixam claro os di
Prejudicado no MDB, Roberto Alves concorre em Cacoal pelo Avante
"A democracia é a pior forma de governo" - teria ironizado o então primeiro ministro inglês, Winnston Churchill, para acrescentar: - "Exceto por t
Rachadão do Pix: o vôo de Ícaro de Lira
O parlamento brasileiro deveria agradecer ao ministro Flávio Dino, antes de condená-lo pelo bloqueio das “emendas Pix”. A quem, afinal, esperam conv