O que já era um princípio administrativo naturalmente adotado pelo secretário de Saúde do Estado, Williames Pimentel, passa a ser exigido pelo Ministério da Saúde: um rígido controle de frequência dos médicos aos postos de trabalho, com afastamento dos faltosos. Caso haja alguma leniência em favor dos médicos, a punição pode ser imposta até ao próprio secretário.
O protocolo de orientação nesse sentido aos secretários estaduais de saúde, lançado pelo Ministério da Saúde, exige a comprovação do comparecimento regular dos médicos aos postos de trabalho nos horários estabelecidos e vale para todas as unidades que recebam recursos do governo federal. Qualquer falta deve ser justificada. Caso não o seja, as punições previstas envolvem as áreas administrativa, ética e até criminal.
E ainda: no caso de falta injustificada, o caso deverá ser submetido a uma auditoria para apuração da responsabilidade do profissional, processo que deve ser desencadeado pelo próprio diretor do hospital, sob pena de punição. O protocolo se aplica como uma luva ao caso recente do recesso autoconcedido pelos ortopedistas do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – Ibrapp no período de 22 de dezembro a 7 de janeiro, punidos por Pimentel pela quebra de contrato. E comprova o acerto de sua decisão.
E MAIS:
1 – DEU NO JORNAL – “Obra do terminal de ônibus segue parada”. Dá para entender? Claro que sim. Com um pouco de boa vontade e algum esforço de reportagem o leitor poderá concluir que quem está parado é o projeto. A obra nem começou.
2 – ZÉ SIMÃO – Mais uma ótima colhida na coluna do Zé Simão: “a Venezuela é governada por um morto. Cuba, pelo irmão do morto! Argentina, pela mulher do morto! A Cristina Kirchner é a Viúva Porcina! A Coreia do Norte, pelo filho do morto! O Brasil tem um ex-presidente que se finge de morto!
3 – PROBLEMA – Simão só não disse que o sujeito a cada dia cria mais problemas para sua sucessora, insistindo em governar. Tá feia a coisa: ou Dilma dá logo um esculacho e espanta esse cadáver insepulto, ou ficará a cada dia mais parecida com a rainha da Inglaterra.
4 – IBOPE – Os petistas estão que não se aguentam. O Ibope, aquele instituto no qual o PT sempre disse não acreditar, saiu com uma pesquisa que aponta o partido de Lula em 1º lugar, com 24%, na preferência do público. O PMDB ficou em 2º, com 6%. Mas só festeja quem não leu toda a notícia. Mesmo ainda em 1º, o PT está caindo. O mesmo instituto registrou 33% de preferência do partido em 2010. E o número de pessoas que se apresentam como apartidárias atingiu 56%.
5 – DESTAQUE – Luiz Inácio também foi destaque na enquete via Facebook do Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, do Rio de Janeiro. Foi eleito o maior corrupto do país e conquistou o troféu “Algemas de Ouro” com 9.557 votos. O ex-senador Demóstenes Torres (sem partido), cassado pelo Senado em meio ao escândalo envolvendo Carlos Cachoeira, recebeu as "algemas de prata".
6 – COMPLICOU – Não está exatamente um mar de rosas a situação do ex-governador Ivo Cassol. Mestre em se desvencilhar de problemas com a Justiça via recursos em Brasília, ele teve um baita azar com a última condenação, que aconteceu no período conhecido pela imprensa como “entressafra de notícias” – considerando que o Brasil só volta mesmo a funcionar depois do carnaval – e virou pauta dos jornalões. Vão revirar sua vida e daqui para a frente vai ficar mais difícil se safar.
7 – MOMENTO BBB-1 – O jornalista facebookiano Rondineli Gonzales protagonizou no domingo mais um “Momento BBB” no Facebook. Disse estar sendo ameaçado de morte por maridos inconformados e mominou as vítimas e as esposas de suas aventuras extraconjugais. Se não estava realmente ameaçado, agora está.
8 - MOMENTO BBB-2 - O que se espera é que nada lhe venha a acontecer. Pelo menos até que conte com detalhes o episódio da Assembleia no qual sua atenção foi disputada aos tapas por um colunista, pelo chefe da Assessoria de Imprensa e pelo próprio presidente da Casa.
9 – BOAS FESTAS – Registro, agradeço e retribuo os votos de boas festas enviados pelo casal Raupp, senador e deputada, em um belo cartão com certeza enviado antes do Natal, mas que somente recebi ontem. Desejo inclusive que o senador consiga moralizar os serviços dos Correios em 2013.
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)