- O Deputado Herminio Coelho demonstra absoluta desinformação sobre as providências adotadas pelo DNIT em relação às obras remanescentes do contrato cancelado de restauração da BR 425, que liga a BR-364, no distrito de Abunã, aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. O ilustre deputado não sabia que a obra BR 425 já está em fase final de licitação no DNIT e a ordem de serviço deverá sair já no início de junho, conforme garantiu o superintendente regional André Reitz do Vale. Talvez por isso ele tenha tentado, a qualquer custo, exibir um vídeo sobre a precária situação da rodovia, uma das razões da visita dos diretores do DNIT ao estado.
A declaração é do presidente do Diretório Estadual do PMDB, Tomás Correia. Ele preferiu atribuir à falta de informação a responsabilidade pela desastrosa e frustrada tentativa do deputado de exibir um vídeo produzido por sua assessoria sobre a situação da rodovia, para depois converter a solução do problema em conquista sua. Por isso ele desconsiderou todo o trabalho realizado em Brasília pelo Senador Valdir Raupp e a Deputada Marinha Raupp, juntamente com todos os integrantes da Bancada Federal de Rondônia, já haviam tomado as necessárias providencias junto ao próprio DNIT para agilizar o processo.
- Agora, depois da onça morta, o Deputado Hermínio quer, de qualquer jeito, posar ao lado para sair na foto como verdadeiro papagaio, pirateando o trabalho alheio. Esquece o ilustre deputado que o problema da 425 não será resolvido com filme ou vídeo e sim com ação parlamentar, como fizeram os membros da Bancada Federal, sem exceção – disse Tomás, para lembrar que o próprio governador Confúcio Moura já visitou o ministro dos Transportes, Cesar Borges, solicitando atenção para a precariedade das rodovias federais no Estado, com destaque para a BR-425.
“O diretor do DNIT veio a Rondônia para tratar de todas as rodovias Federais do Estado, especialmente da BR 364, BR 425 e BR 429. O deputado Coelho não teve tempo para filmar as demais rodovias. Conseguiu apenas o vídeo da BR-425, mas ficou desapontado quando foi convidado para a abertura da licitação da recuperação. A assessoria do Deputado precisa ficar mais atenta para na próxima filmagem evitar submeter o ilustre parlamentar ao constrangimento de simular luta por uma obra que já tem data marcada para começar” – Disse Tomás.
Usado em carater experimental no Mato Grosso, o túnel foi aprovado pelos técnicos
Tunel de vento acelera
asfaltamento na região
A utilização do sistema de ‘túnel de vento’, uma cobertura inflada de PVC que possibilita que as obras sejam realizadas mesmo em período de chuva poderá representar a solução para eliminar os problemas causados pelo inverno amazônico, que suprime seis meses do ano para obras rodoviárias em Rondônia. Todo o planejamento das obras rodoviárias no estado é baseado nessa janela hidrográfica de seis meses nos quais é possível asfaltar sem o risco de perder todo o trabalho. A inovação pode ser inclusive adotada pelo diretor do DER, Lúcio Mosquini, já que o governador Confúcio Moura está programando um volume de trabalho jamais visto nessa área.
O túnel foi usado em caráter experimental com absoluto sucesso na duplicação da BR-103/364, no Mato Grosso. Antes disso ele foi experimentado somente na construção de gasodutos. Segundo o engenheiro Mário Ribas, responsável pela obra, a possibilidade de implantação de asfalto mesmo em tempo chuvoso permite um ganho substancial no cronograma, com redução do prazo em pelo menos 30%. A cobertura, modulada em trechos recambiáveis de 200 metros, possui um quilômetro de extensão.
Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)