Sexta-feira, 11 de setembro de 2015 - 05h09
A festa do Diário
O Diário realiza nesta sexta-feira, em suas dependências, a programação de aniversário de 22 anos que começou com exposição fotográfica no Shopping Center e que se prolonga até o dia 13. Um café da manhã será oferecido a convidados e autoridades. Nossa edição comemorativa vai circular no domingo.
O jornal circulou pela primeira vez em 14 de setembro de 1993, no dia seguinte a inauguração, com um projeto jornalístico inovador, trazendo uma edição especial contendo vários cadernos, destacando a pujança do estado e suas perspectivas futuras. Porto Velho estava deixando o ciclo do garimpo do ouro e abrindo os caminhos do agronegócio.
Governava o estado, o médico Oswaldo Piana Filho e administrava o município de Porto Velho o contador José Vieira Guedes, ambos presentes a solenidade. Os dois já deixaram a vida pública.
Maior jornal de Rondônia há mais de uma década – em tiragem e circulação auditada – o nosso rotativo projeta o lançamento de inovações ao longo de 2015. Nos aguardem!
Dia de despejo
Em Porto Velho, os moradores do bairro Universitário, fruto de invasão há três anos, vivem momentos de angustia com a decisão da justiça pelo despejo programado para a semana que vem. Todos os esforços estão sendo feitos para tentar um acordo. Existe inclusive emenda parlamentar destinando recursos para indenizar o proprietário da área ocupada.
Mais inúteis
No ano em que a população brasileira descobriu que mantém milhares de inúteis (chamados de vereadores) nas Câmaras Municipais, as lideranças de Vilhena resolveram ampliar a bancada de 13 sanguessugas para 17 hospedeiros a partir da próxima legislatura. Desperta Vilhena! No Sul a população esta combatendo e até conseguindo reduzir salários dos pilantras.
Em Ariquemes
Depois de mobilizar sua militância em Porto Velho com o II Encontro do Movimento Negro, o PDT realiza convenção regional em Ariquemes, neste sábado, com presença dos principais lideres da agremiação, que são o senador Acir Gurgacz e o deputado federal Marcos Rogério, os deputados estaduais e vereadores da região. A pauta é relacionada às eleições 2016.
A mobilidade
O divisionismo político em Porto Velho trava tudo. Um dos mais importantes projetos bloqueados na capital foi o de mobilidade urbana. Em discussão no meio de semana, com audiência publica programada, o encontro foi marcado pela ausência da maioria dos vereadores. Apenas 4 compareceram as discussões. A coisa enguiçou desde que os comerciantes suspenderam na justiça a troca de mão na Avenida 7 de Setembro.
Plano Nacional
As previsões não são nada otimistas, conforme recentes estudos, para o fim dos lixões e criação de aterros sanitários no País. O governo Lula acreditava que até 2014 todos os 6 mil municípios brasileiros estariam com o plano de resíduos concluído, mas um ano depois, nem um terço conseguiu cumprir as metas. Novos estudos indicam pelo menos mais cinco décadas para dar cabo da tarefa. Coisa de louco!
Via Direta
***Com um calor infernal, o rondoniense vai tocando a vida esperando temperaturas mais amenas a partir de outubro *** Os prefeitos de Jaru, Sonia Cordeiro e de Ouro Preto Alex Testoni vivem as turras com a justiça e com lideranças políticas locais *** A tradição é de rivalidades tribais exacerbadas na Bacia Leiteira *** Em Pimenta Bueno repercute a aliança dos deputados Só na Bença e Cleiton Roque *** Mas o acordo só é válido para as eleições municipais...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri