Quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 19h16
A inversão de prioridades
Não é a toa que a população brasileira, mesmo amante do futebol, aos poucos vai percebendo que o governo federal pisou na bola. A falta de planejamento e a inversão de valores tem sido a tônica na construção de estádios superfaturados, enquanto que a saúde e a segurança pública foram para o beleléu.
Na recente marcha dos municípios a Brasília os prefeitos se queixavam no encontro promovido pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, das prioridades governamentais para a Copa do Mundo, além do contingenciamento de recursos que deixou as cidades na pindaíba. Obras importantes de infra-estrutura em todos os estados deixaram de ser concluídas – em Rondônia viadutos, pontes, duplicação da rodovia 364, restauração de estradas etc.
O Brasil tem gargalos na sua logística. Perde muito com o transporte de grãos nas estradas mal conservadas, nos portos é um deus nos acuda com tempo de descarga e a conseqüente perda de competividade. Por conta de não ter planejado – aliás, este é um mal que atinge também os estados e municípios, o governo brasileiro cobriu o santo da Copa do Mundo e descobriu outros, que são a saúde, segurança pública, educação e infra-estrutura.
Os anistiados
Centenas de presos políticos - que foram anistiados anos depois - buscam na justiça reparação pelo que aconteceu na ditadura. Alguns deles residem em Rondônia, como é o caso do cearense Luiz Gonzaga de Oliveira que mora aqui desde 1983, hoje com 78 anos de idade, preso em Brasília em 1964. No Brasil, estima-se ao todo em 20 mil o numero de torturados a busca de indenização, a grande maioria acima dos 70 anos e enfermos.
NO MUNDO
A justiça eleitoral de Rondônia deve ser a primeira do mundo a funcionar em prédio do governo – onde existe um governador candidato disputando a reeleição – e alerto desde já que a coisa deve acabar em confusão ao final do pleito, durante o escrutínio se a oposição levar a pior. Além de dar mídia nacional por se tratar de um caso raro no planeta, né? Urge uma solução para a questão.
Denuncia premiada
Em virtude de denúncia premiada do homem bomba Valter Araujo, ex-presidente da Assembléia Legislativa curtindo xadrez, os deputados estaduais estão sendo ouvidos um a um sobre a primeira eleição da mesa diretora e sobre a questão da aprovação da isenção fiscal das usinas na qual são acusados de terem recebido R$ 1 milhão por cabeça. Mesmo constatando-se a falta de provas ficará o desgaste.
A desconfiança
Existe forte desconfiança nos bastidores políticos que o deputado Neodi Carlos, candidato a vice de Expedito, esteja para voltar aos braços do seu antigo guru, Ivo Cassol, diante do oferecimento da indicação de vice de Ivone Cassol (PP) ao Governo. Enquanto isto, o agente não tão secreto de Ivo – Luizinho Goebel do PV – continua entendimentos com o PMDB, Expedito e Cia buscando informações para o chefe. Coisa de louco!
Instituto Laser
Depois de alguns anos paralisado em virtude do rompimento dos sócios, o Instituto Laser esta de volta as pesquisas eleitorais no estado. Agora também associado a engenheiros florestais e capacitado a desenvolver projetos ambientais em toda a região amazônica. Com passado idôneo – raridade entre os institutos de pesquisas – fica a recomendação.
Lebrão Zidane
Em virtude da gozação dos amigos que brincaram com ele apelidando de Zidane, o deputado Lebrão explicou o episódio da suposta cabeçada contra um desafeto político em São Francisco do Guaporé nas eleições municipais de 2012. “Foi uma armação deles (dos adversários) que estavam em situação ruim no pleito. Mas depois a coisa foi desmascarada com vídeo e áudio”, explicou. Até a “vitima” escalada para a encenação já pediu desculpas.
Via Direta
*** Sediando os eventos mais importantes da agropecuária rondoniense, Ji-Paraná vai se consagrando como a capital do agronegócio *** De volta á Assembléia Legislativa, depois de uma punição de 60 dias, o deputado Claudio Carvalho (PT) já trata da reeleição *** Uma pá de inspetores de quarteirão esta se lançando pré-candidatos ao governo de Rondônia. Do PC do B ao PTC. A gente merece!
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina