Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 05h11
As novas propostas
Depois de algum tempo, a CPI do Sistema Carcerário encerrou os trabalhos na Câmara dos Deputados aprovando várias propostas inovadoras, modernizando e tornando mais eficiente o atual modelo adotado nos presídios tão superlotados nas últimas décadas como é são os casos de Rondônia.
Entre 20 novas propostas foram incluídos os projetos que adota scanner corporal nos presídios como forma de acabar de vez as revistas íntimas alvo de reclamações do Norte a Sul do país; que estabelece como regra o interrogatório por vídeo conferencia para os réus presos e à medida que acaba com a exigência de que as penitenciárias masculinas sejam construídas em áreas afastadas dos centros urbanos.
São alguns avanços no sistema. O país, no entanto, apenas engatinha no encaminhamento de soluções para um cenário de violência e superlotação, onde os motins se multiplicam, lideranças do crime organizado comandam o tráfico de drogas e matanças dentro dos cadeiões para fora e as chacinas ainda são uma constante no cenário prisional. Pergunta-se até quando?
Eleições 2016
Com a filiação do Dr. Edinho Fidélis em Ji-Paraná, o PP liderado no estado pelo senador Ivo Cassol já garante um candidato a prefeito para disputar a sucessão do prefeito Jesualdo Pires (PSB). Também são cogitadas as candidaturas na capital da BR do tucano Euclides Maciel e do pedetista Marcos Rogério, entre outros pretendentes locais.
A fidelidade
Com a proximidade do encerramento do prazo de filiações para quem pretende disputar cargos eletivos no ano que vem o que se vê é uma debandada petista em todo Brasil, a começar por São Paulo, onde a senadora Marta Suplicy esta ingressando no PMDB neste final de semana. Em Rondônia temos o maior índice de fidelidade no petismo: nenhum figurão deixou a legenda.
Coisas emperradas
Mesmo com dezenas de frentes de trabalho de asfaltamento e limpeza pelos bairros, existe muita coisa emperrada em Porto Velho por pendências judiciais. A região mais prejudicada neste sentido é a Zona Leste com várias ruas abandonadas aguardando auditorias e laudos técnicos. Tem obras de drenagem e pavimentação atrasadas há pelo menos 3 anos.
Cenário indefinido
Na capital predomina um cenário indefinido e de incertezas acerca das candidaturas a sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB). Não existem nem alianças alinhavadas, embora se saiba que o PDT e parte do PMDB deverão fechar com o atual prefeito. Na oposição existem especulações, mas Odacir Soares, Edgar do Boi e Lindomar Garçon já estão no trecho
A reeleição
A reeleição de prefeitos tem sido péssima em Rondônia. Em Rolim de Moura, o prefeito César Cassol renunciou; em Ouro Preto Alex Testoni até afastado foi e chegou a renunciar a renuncia; em Vilhena Zé Rover afundou a cidade. A herança de Dinho em Candeias já se vê desde agora e por aí a banda toca. A população tem que ficar de olho aberto.
Via Direta
*** Nuvens de carapanãs atormentam os moradores da região ribeirinha de Porto Velho, de Calama a Nazaré. Parece praga do Egito.*** A bandidagem anda a solta no estado e com rédeas frouxas na segurança, os marginais pintam e bordam nas cidades e nas propriedades rurais *** A ex-cicciolina de Rondônia ainda não decidiu se vai disputar uma cadeira à Câmara de Vereadores. Convites não faltam.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri