Domingo, 13 de setembro de 2015 - 08h31
O País em apuros
Num cenário de incertezas, sem conseguir frear a desconfiança generalizada do povo brasileiro e dos seus parceiros comerciais, o Brasil luta para não cair para a “Série B”, entre os Brics, aquele grupo de países emergentes, que tem nos seus quadros a China, Índia, Rússia e a África do Sul. A sucessão de escândalos e a roubalheira na Petrobrás colocaram o país no fundo do poço.
Com sérios problemas a resolver, desde a inflação, taxa de juros e atravessando uma grave crise de credibilidade, a mobilização pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff abala ainda mais a situação brasileira.
As obras federais estão quase paralisadas no País. Pouco do prometido, que era a universalização de água e esgoto, da extinção dos lixões com implantação de aterros sanitários, entre obras rodoviárias e ferroviárias, foi em frente. A educação pena, a saúde berra. A segurança pública esta em colapso. Os planos nacionais ruíram, o de enfrentamento de desastres naturais nem começou e o país parou.
O Dia do despejo
Desde quinta-feira os moradores do bairro Universitário - uma invasão com três anos em Porto Velho - pintam e bordam com protestos em avenidas da Zona Leste e na BR- 364 As manifestações são contra os despejos programados para terça-feira. Não bastasse o calor, a poeira e a fumaceira, o grupo revoltoso queimou pneus e entulhos aumentando a agonia da população residente naquela região.
A mobilização
O PDT com encontro regional em Ariquemes discutindo sua política de alianças para o ano que vem, o PP promovendo novas filiações na Zona a Mata e Cone Sul, foram alguns dos partidos em mobilização no final de semana. O PT, dos padres Ton e Franco, anda quieto e com muita “sofrência” tal a desmoralização de Porto Velho a Cacoal, de Brasília a Curitiba.
Aniversário triplo
Hoje, 13 de setembro se comemora os aniversários de fundação do Diário da Amazônia – circulamos hoje com edição histórica -, da TV Rondônia e do Território Federal do Guaporé que mais de uma década depois foi transformado em Território Federal de Rondônia em homenagem merecida ao Marechal Rondon. Parabéns a todo mundo!
Ecos da festa
Na festa do Diário na sexta-feira, foi uma oportunidade para rever amigos e jornalistas que são verdadeiras personalidades históricas como Euro Tourinho e Ciro Pinheiro (Alto Madeira), Carlos Henrique, Abdoral e Carlinhos Araújo (que convivi no antigo Estadão), o primeiro fotógrafo do Diário, Marcos Grutzmacher, entre outros companheiros dos velhos tempos como os diagramadores Leidi e César.
As costuras
Nos bastidores começam as primeiras costuras visando candidaturas para todos os gostos em Porto Velho. O deputado Ribamar Araujo, dentro deste contexto, pode ser uma novidade na disputa. Outra nova alternativa seria uma postulação de centro, mais conservadora de Adélio Barofaldi, com apoio de Mário Português e do poderoso Pool de empresas. Todo mundo esta avaliando o quadro.
Via Direta
*** É enorme a revoada de petistas em todo Brasil com a janela que permite mudanças partidárias *** Mas por causa de acomodações para as eleições municipais outros partidos também sofrem defecções *** Em 2014, uma enchente histórica. Em 2015, uma seca severa e o ápice das queimadas *** O clima endoidou em Porto Velho e no mundo *** A regularização fundiária melhora, mas a demanda ainda é enorme na capital.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu