Quinta-feira, 5 de novembro de 2015 - 05h02
As desistências
Antigamente era um cargo tão cobiçado, mas o que se vê hoje são várias desistências da busca do cargo de prefeito em Rondônia. Na capital, tanto a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), como o empresário Mário Português (PMDB) manifestam o propósito de não concorrer nas eleições do ano que vem.
Em Ji-Paraná, na região central, o atual prefeito Jesualdo Pires (PSB) como o deputado federal Marcos Rogério (PDT) falam a mesma coisa, chutando novas pretensões políticas para 2018. O ex-prefeito Divino Cardoso em Cacoal, não quer nem saber mais do Palácio do Café e César Cassol (PP) chegou a renunciar ao cargo de prefeito em Rolim jogando uma bomba nas mãos do seu vice Luizão do Trento (PSDB), agora na titularidade.
Em tempos bicudos e com a maioria das municipalidades sofrendo o pão que o diabo amassou, a função de alcaide deixou de ser atrativa. Pelo contrário, dá muitos dissabores – até para as pobres mãezinhas dos alcaides tão atacadas no período das chuvas.
A desobstrução
A cidade de Porto Velho se prepara para nova temporada de alagações, mesmo com atividades intensas na área de drenagem nos últimos meses. Regiões outrora de grande desgaste para a gestão atual, como a estrada dos japoneses e no bairro Lagoinha, receberam macrodrenagem e pavimentação. E para evitar igarapés e canais obstruídos pelos entulhos, rola um mutirão de limpeza.
Os conflitos
Mesmo com forte cobrança da bancada federal da Amazônia, o Programa Terra Legal não tem avançado nos últimos anos e várias regiões – e muitos casos em Rondônia - vivenciam conflitos sangrentos pela disputa de terras. Desde os anos 80 o estado de Rondônia tem assistido verdadeiras chacinas envolvendo colonos, posseiros e latifundiários.
A definição
Raramente um candidato a prefeito favorito renuncia a postulação, como foi o caso de Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná. Com a definição da sua desistência a chapa mais provável para enfrentar a oposição será com Marcito (PDT) a prefeito e Nilton César (PSB) a vice, seguindo a aliança dos partidos em outras regiões, como é o caso de Porto Velho, onde o PDT deve apontar o vice de Mauro Nazif.
Eleições da OAB
Chama a atenção a disposição dos candidatos a presidência da OAB em peregrinação pelo estado na cata de votos. Todos têm marqueteiro e agência de publicidade trabalhando pelas suas respectivas imagens. Andrey Cavalcanti, Loura Junior e Ernandes Segismundo devem participar de uma rodada de debates promovida pela Uniron esquentando ainda mais o pleito.
Os interesses
Lideranças de Rondônia, Acre e Amazonas querem que seja apurado o jogo de interesses que tem bloqueado a restauração definitiva da rodovia 319. Durante a semana, os amazonenses debateram a situação atual da rodovia e exigiram das suas autoridades – boa parte se fazendo de mortas na discussão – uma posição sobre a causa que une todos os estados da região Norte.
Via Direta
*** Paralelamente a recessão e ao desemprego rola no estado uma onda de violência desenfreada *** A Assembléia Legislativa retoma as audiências públicas durante a semana *** As contas de energia de novembro em Porto Velho estão o olho da cara ***Aos poucos os ribeirinhos vão retomando as criações de animais domésticos e asplantações de macaxeira e melancias ao longo do Rio Madeira.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu